Bispo Manuel Linda deixa diocese das Forças Armadas para dirigir a do Porto
Manuel Linda, até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança, foi nomeado pelo papa Francisco para dirigir a diocese do Porto.
Manuel Linda, até agora bispo das Forças Armadas e de Segurança, foi esta quinta-feira nomeado pelo papa Francisco para dirigir a diocese do Porto.
A informação foi confirmada no sítio de internet da diocese, onde o próprio Manuel Linda já publica uma mensagem aos católicos da região.
“Não é sem emoção que regresso ao Porto passadas quase quatro décadas depois da minha formação no seu seminário Maior”, sublinha o bispo, que dirige uma saudação a todos os católicos locais, com um “destaque especial para os mais débeis, os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e quantos perderam os horizontes da esperança”.
O anterior titular do cargo agora ocupado por Manuel Linda era António Francisco dos Santos, que morreu, vítima de ataque cardíaco, em 11 de setembro de 2017.
Desde essa altura, a segunda maior diocese portuguesa em número de paróquias (477, menos 74 do que Braga) tinha como administrador apostólico o bispo auxiliar António Maria Bessa Taipa.
Manuel Linda, de 61 anos, ordenou-se padre em Vila Real e foi bispo auxiliar de Braga, antes de se tornar bispo das Forças Armadas e de Segurança.
Siga a Impala no Instagram