Boris Johnson recusa olhar para fotografia de criança doente a dormir no chão de hospital
O primeiro-ministro britânico tirou o telemóvel a jornalista e foi acusado de falta de empatia.
Um menino de quatro anos doente com suspeitas de pneumonia teve de dormir no chão do hospital em Leeds, Inglaterra, por falta de camas. Durante o dia de campanha eleitoral, um jornalista confrontou Boris Johnson com a imagem e a reação gerou polémica. O primeiro-ministro britânico tirou-lhe o telemóvel e foi acusado de falta de empatia.
LEIA DEPOIS
«Mal educados, ignorantes, agressivos». O que pensa Johnson sobre os filhos de mães solteiras
Boris Johnson recusa olhar para a foto e tira telemóvel a jornalista
O momento aconteceu após uma visita de Johnson a uma fábrica em Sunderland. O jornalista Joe Pike, da ITV, mostrou a Boris Johnson a imagem de Jack Williment-Barr, de quatro anos, a dormir no chão de um hospital, coberto por casacos. O primeiro-ministro britânico recusou olhar para a foto e quando a câmara não o estava a filmar pegou no telemóvel do jornalista e colocou-o no bolso.
«O que nós estamos a fazer é levar este país para a frente»
«Eu entendo. E, obviamente, temos toda a simpatia possível por todos aqueles que têm uma experiência negativa no Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês)», terá respondido Johnson a Pike, de acordo com o Guardian. «Estou a falar sobre este menino, primeiro-ministro. Como se sente ao olhar para esta fotografia?», insistiu o jornalista, questionando o porquê de o primeiro-ministro não olhar para o telemóvel. «Vou estudá-la mais tarde», afirmou Boris Johnson, evitando falar mais sobre o assunto. «O que nós estamos a fazer é levar este país para a frente e estamos a investir no NHS.»
Primeiro-ministro olha finalmente para a foto e responde
Mais tarde e aproveitando a ocasião, o jornalista abordou novamente Johnson. «Recusou-se a olhar para a fotografia, pegou no meu telemóvel e colocou-o no seu bolso, primeiro-ministro. A mãe [do menino] diz que o NHS está em crise. Qual é a sua resposta a isso?» Boris Johnson retirou o telemóvel do bolso e olhou, pela primeira vez, para a imagem. «É uma fotografia terrível e eu peço desculpa, obviamente, à família e a todos aqueles que têm experiências terríveis no NHS. Mas o que estamos a fazer é apoiar o NHS e, no geral, acho que os doentes no NHS têm uma experiência muito, muito melhor do que a que esse pobre menino teve», concluiu.
He just doesn’t care. pic.twitter.com/BMryupJU5V
— Jeremy Corbyn (@jeremycorbyn) 9 de dezembro de 2019
Ministro critica atitude de Johnson: «Não dêem a essa desgraça de homem mais cinco anos»
A reação do primeiro-ministro levou Jonathan Ashworth, ministro sombra para a saúde, a reagir no Twitter: «Não dêem a essa desgraça de homem mais cinco anos para continuar a levar o nosso NHS ao chão. Crianças doentes como o Jack merecem muito melhor».
Eleições marcadas para dia 12 de dezembro
As eleições legislativas britânicas, convocadas antecipadamente para tentar romper o impasse relacionado com o ‘Brexit’, realizam-se na quinta-feira, 12 de dezembro, tendo as sondagens consistentemente apontado para uma maioria absoluta do partido Conservador de Boris Johnson.
Texto: Jéssica dos Santos
LEIA MAIS
Especialistas em sondagens apontam para maioria absoluta de Johnson nas legislativas britânicas
Siga a Impala no Instagram