Cadela salva vida da dona e recusa-se a deixá-la sozinha no hospital
«Quando desmaio ela põe-se em cima de mim e lambe-me as mãos e o rosto até eu acordar.»
A história de Ruby, uma cadela de assistência, e Shauna começou devido à ansiedade, depressão e agorafobia. A jovem decidiu adotar o animal para a ajudar a lidar com estas condições. Ruby está treinada para detetar sinais de alarme ao nível de saúde. E foi assim que conseguiu salvar a vida da dona.
LEIA DEPOIS
Quase 50% das autarquias não têm como cuidar e esterilizar cães e gatos
Jovem descobre que sofre de doença rara graças à cadela
«Enquanto ela estava a ser treinada, reparei que começou a identificar alterações na minha frequência cardíaca e que agia de forma engraçada para me chamar a atenção, dando-me a pata ou subindo para cima de mim», conta Shauna ao jornal italiano La Stampa. Curiosa com o comportamento da cadela, a jovem decidiu consultar um médico e acabou por descobrir que sofria de uma condição cardíaca rara: Síndrome de Ehlers-Danlos, do tipo IV.
Desde o diagnóstico que o animal tem ajudado a monitorizar a frequência cardíaca e da tensão da dona. Ruby acalma Shauna durante ataques de pânico e até lhe vai buscar os medicamentos em caso de emergência. «Quando desmaio ela põe-se em cima de mim e lambe-me as mãos e o rosto até eu acordar.»
Ruby salva a vida da dona
Na semana passada, a cadela alertou Shauna para algo que não estava bem. Apesar da jovem se sentir bem, decidiu seguir os sinais do animal e chamou uma ambulância. Quando os meios de socorro chegaram, Shauna encontrava-se inconsciente. «O meu coração estava a entrar em fibrilhação auricular (batimentos cardíacos irregulares).»
Enquanto a dona esteve internada no hospital, Ruby esteve sempre presente ao lado dela e recusou-se a abandoná-la. «Se não fosse ela, não estaria viva», afirma Shauna.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram