Caso real: Aos 5 anos, Lucas tem apenas cinco por cento da visão
Lucas tem quatro anos e nasceu com um grave problema de saúde: Anomalia de Peter.
Lucas tem quatro anos e nasceu com um grave problema de saúde: Anomalia de Peter. Estima-se que tenha apenas cinco por cento de visão, mas quem o conhece esquece facilmente a sua condição. A Crescer apresenta-lhe esta força da natureza.
LEIA DEPOIS
Caso real: «A minha sogra tem dois netos, mas não os trata de forma igual»
Os olhos deste menino não veem o mundo como as outras crianças. Com poucos dias de vida, os pais, Elisabete Nunes e Nuno Pais, perceberam que havia algo de errado com o filho. E o pânico instalou-se.
Mãe: «Percebi que isto não é o fim do mundo»
«Eu agora já consigo falar disso normalmente. Durante muito tempo não queria falar sobre isso. Quem falava sempre sobre o assunto era o Nuno, porque eu não conseguia, começava logo a chorar. Agora já passaram uns anos… percebi que isto não é o fim do mundo», diz Elisabete na reportagem.
Lucas já foi operado várias vezes, esteve em Londres para ser observado, mudou-se com os pais e os dois irmãos de Cascais para a Ericeira. Miguel é o irmão mais velho, com 16 anos. Ricardo, o irmão do meio com 12 anos, foi diagnosticado com autismo no ano em que Lucas nasceu. Segundo a oftalmologista Cristina Brito, que nos deu uma entrevista (para ler mais abaixo), uma criança com deficiência visual «consegue aprender a potenciar a utilização da função visual residual que tem e a aproveitar ao máximo os outros sentidos. Isto verifica-se quanto mais pequena é a criança pois maior é a capacidade de aquisições e plasticidade do seu cérebro». Continue a ler aqui.
Veja o vídeo aqui.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 27 de setembro
Siga a Impala no Instagram