Chef Kiko não vai cozinhar em Marte porque concurso da NASA nunca existiu
O Chef português Kiko Martins divulgou que tinha vencido um concurso da NASA e que seria o autor da primeira receita que a ser cozinhada em Marte. No entanto, o concurso, nunca existiu…
No dia 12 de fevereiro, o Chef Kiko Martins esteve no Programa da Cristina, na SIC, vestido de astronauta onde disse ter vencido um concurso promovido pela NASA e que seria ele o autor da primeira receita a ser cozinhada em Marte. No entanto, o concurso, nunca existiu…
Durante a conversa com Cristina Ferreira, Kiko Martins disse ter participado no concurso, existindo agora a possibilidade de ir à final com quatro cozinheiros de todo o mundo para depois ser selecionada uma receita que seria enviada para Marte. A notícia foi bastante divulgada, estando Kiko em vários meios de comunicação social a falar sobre o tema e enviando, também, para as redações, um press release intitulado de «É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko».
De acordo com a SÁBADO, veio agora a saber-se, que nunca houve qualquer concurso da NASA, nem sequer alguma agência de exploração espacial convidou Kiko Martins para um concurso gastronómico relacionado com Marte. Houve sim uma iniciativa culinária, em Saragoça, indiretamente relacionada com o planeta vermelho, mas foi organizada por entidades espanholas e o chef português não foi o único vencedor.
Chef Kiko alterou publicação no Instagram
Kiko Martins inscreveu-se na iniciativa espanhola – La Patata Marciana – depois de ser abordado por um amigo. O chef falou com o Observador, em dezembro, contando esse preciso pormenor, mas depois, a sua versão pública passou a ser um convite feito pela NASA para participar num concurso para uma receita que iria ser cozinhada em Marte. Kiko Martins alterou mesmo o seu posto no Instagram. Onde antes se lia: «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA» passou a ler-se «Ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)».
La Patata Marciana foi promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, entidade afiliada da NASA, mas no site do concurso nunca se fala sequer na NASA. Esta iniciativa teve apenas efeitos mediáticos, de promoção de interesses dos organizadores, reconhece a entidade no site. Visto que as entidades organizadoras não associaram a iniciativa à NASA, os media espanhóis que noticiaram também não o fizeram.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram