Cimeira com a Coreia do Norte “ainda pode” acontecer a 12 de junho, diz Trump
Donald Trump diz que continua em conversações com os norte-coreanos mesmo depois de a reunião entre os dois países ter sido cancelada.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, abordou a possibilidade de reunir com Kim-Jong-un, quando foi noticiado há apenas um dia que a cimeira com o líder norte-coreano já não ia acontecer. “Estamos a falar com eles neste momento”, disse Trump aos jornalistas e acrescentou “ainda pode acontecer a 12 [de junho],gostávamos muito que assim pudesse ser
Além disso, Donald Trump ainda acredita num período de paz entre os dois países. Na rede social Twitter, o presidente norte-americano mostrou-se agradado com o comunicado “caloroso’ de Pyeongyang e que espera um período de “prosperidade e paz”.
Very good news to receive the warm and productive statement from North Korea. We will soon see where it will lead, hopefully to long and enduring prosperity and peace. Only time (and talent) will tell!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 25 de maio de 2018
“Muito boas notícias ter recebido o caloroso e produtivo comunicado da Coreia do Norte. Vamos ver até onde nos leva, esperemos que a uma larga e duradoura prosperidade e paz. Só o tempo (e o talento) dirá!”, escreveu Trump, na sua página na rede social Twitter.
Trump afirmou que os “Estados Unidos” estão “a conversar” com a Coreia do Norte e declarou que “toda a gente faz jogos”.
Antes das declarações, numa mensagem inserida na sua página na rede social Twitter, o Presidente dos Estados Unidos saudou a declaração “calorosa e produtiva” da Coreia do Norte em resposta à decisão de cancelar a cimeira em Singapura e expressou o desejo de que leve a uma “duradoura prosperidade e paz”.
O Presidente norte-americano reagia à resposta da Coreia do Norte à decisão de Trump, anunciada na quinta-feira, de cancelar a histórica cimeira que tinha previsto ter com Kim Jong-un.
Num comunicado divulgado pela agência estatal KCNA e assinado pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Kim Kye-gwan, o regime norte-coreano frisou que mantém a porta aberta a retomar o diálogo com os Estados Unidos “em qualquer momento”.
“O nosso compromisso de fazer tudo o que podemos para a paz e a estabilidade do mundo e da península da Coreia do Norte mantém-se sem mudanças. Estamos abertos a oferecer tempo e uma oportunidade aos Estados Unidos”, assinala o comunicado.
Kim Kye-gwan expressou a disposição de Pyongyang para se sentar “face a face” com os Estados Unidos e “resolver assuntos em qualquer momento e de qualquer maneira”.
O Presidente dos Estados Unidos decidiu cancelar a cimeira devido aos últimos comentários “hostis” da Coreia do Norte contra a Administração norte-americana, que incluíram um comunicado com insultos ao vice-presidente Mike Pence e com a ameaça de “confrontação nuclear” caso não houvesse encontro.
Siga a Impala no Instagram