Ao estilo de E.T. ou Exterminador Implacável? Saiba como são os extraterrestres

Existem diversas imagens associadas aos extraterrestres, mas será que são figuras aparentemente fofinhas ou robots com inteligência artificial?

Ao estilo de E.T. ou Exterminador Implacável? Saiba como são os extraterrestres

Há muito que se debate a existência de vida extraterreste. Há quem acredite que outros seres vivem noutro planeta. Já outros são da opinião de que defender isto não passa de uma grande mentira. Agora, a discussão é elevada para outro patamar. Caso existam, os extraterrestres serão parecidos com E.T., personagem do afamado filme de 1982? Ou será que que a imagem será em tudo semelhante ao que vemos nos filmes Extreminador Implacável?

Leia depois
Apoiantes de Bolsonaro pedem ajuda a aliens

Para os cientistas, não existem dúvidas. Bem pode esquecer uma imagem em tudo semelhante ao pequeno E.T.. Os extraterrestres serão parecidos aos robots que vemos nos filmes protagonizados por Arnold Schwarzenegger. Esta opinião tem por base o facto de que seria bastante improvável que uma criatura biológica vivesse o suficiente para atravessar o universo e chegar ao nosso planeta. O que significa que aqueles que eventualmente o poderão fazer são robots. Ou seja, em caso de invasão de estraterrestres, iremos lidar com robots de inteligência artificial.

“É difícil imaginar um programa espacial avançado sem Inteligência Artificial”

Conta o Daily Star que os cientistas estão dedicados à procura de vida em planetas que tenham condições para a existência de vida biológica. Como é o caso da presença de água. Ainda assim, vários cientistas são da opinião de que o esforço deveria estar centrado em locais nos quais existam elementos úteis para robots. Com acontece com a energia solar e minerais que foram silício. “Como acontece com todas as novas tecnologias, a Inteligência Artifical (IA) tem seus prós e contras. Mas para a exploração espacial – ou seja, exploração além de nossa vizinhança cósmica imediata – provavelmente é essencial. Na verdade, é difícil imaginar um programa espacial avançado sem IA. Isso vale não apenas para nós, mas para qualquer pessoa ‘lá fora’ que provavelmente nos visitará. Embora a maioria dos filmes sobre alienígenas mostre criaturas biológicas a chegar à Terra, é improvável que isso aconteça”, refere Dirk Schulze-Makuch, antigo astrobiólogo da NASA.

“Não devemos esperar que os alienígenas visitantes sejam criaturas orgânicas”

“Atravessar o espaço interestelar levaria muito tempo – tanto tempo que não faz sentido enviar corpos orgânicos perecíveis e de vida curta. A expectativa de vida de quase todas as espécies do nosso planeta é inferior a 100 anos. Qualquer maneira para uma viagem pelo espaço interestelar ainda seria extremamente longa, perigosa – asteroides, radiação – e extremamente chata para qualquer organismo biológico. Mesmo que alguma tecnologia de congelamento pudesse ser inventada para parar o envelhecimento durante a viagem. A mesma lógica se aplica a qualquer alienígena inteligente que queira nos visitar. Por essa razão, não devemos esperar que os alienígenas visitantes sejam criaturas orgânicas”, acrescenta.

Seth Shotak, astrónomo sénior do Instituto SETi acredita que existam extraterrestres por perto. “Acho que é extremamente provável que alienígenas estejam presentes na nossa galáxia. Mas não acredito que estejam em nosso espaço aéreo. Nem agora, nem em tempos históricos. Todos os terrestres têm projetos de ADN e partilham semelhanças na composição molecular. No entanto, poucos dos nossos companheiros terráqueos se assemelham a nós. Os extraterrestres também não”, refere.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução IMDb

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS