Companhia aérea do Paquistão volta a voar para a Europa
A companhia aérea estatal Pakistan International Airlines (PIA), proibida de voar nos céus europeus há mais de quatro anos, retomou hoje os seus voos para a Europa com uma ligação a Paris.
Um avião da empresa paquistanesa descolou por volta das 12:40, no horário local (07:40 em Lisboa), do aeroporto de Islamabad, segundo os jornalistas da agência de notícias AFP.
A PIA torna-se, mais uma vez, a única companhia aérea a operar voos entre o Paquistão e a União Europeia.
A suspensão da autorização de operação por parte da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) ocorreu em 2020, após um escândalo relacionado com a validade das licenças dos pilotos, precedido por um acidente de avião da PIA em que morreram 97 pessoas.
A proibição foi levantada em novembro, depois de a companhia aérea ter implementado reformas para resolver estas questões e cumprir os padrões internacionais de segurança. Antes da proibição, a PIA voava para a Dinamarca, França, Itália ou Espanha, especificamente para a cidade de Barcelona, onde vive uma grande comunidade paquistanesa.
Em outubro, a companhia estatal suspendeu voos devido à falta de combustível por falta de pagamento e em setembro imobilizou 14 dos seus 31 aviões devido a uma grave crise financeira.
CSR (VP) // SB
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram