Confrontos em França | 80 feridos e mais de 120 detidos

Mais de 5000 «coletes amarelos» saíram às ruas em Paris, França, e espalharam o terror. O último balanço aponta para mais de 80 feridos e 120 detidos.

Confrontos em França | 80 feridos e mais de 120 detidos

Os «coletes amarelos» já provocaram os primeiros incidentes nos Campos Elíseos, em Paris, França. Num protesto contra a subida do imposto do combustível, os mais de 5000 manifestantes já queimaram carros, vandalizaram lojas. Os números indicam para mais de 80 feridos e mais de 120 detidos.

LEIA MAIS: «Coletes amarelos» provocam os primeiros incidentes

Por volta das 09h00 locais (08h00 em Lisboa), os cerca de 5000 manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo.

Por volta das 15h00, a polícia francesa confirmou que cerca de 183 pessoas já foram detidas, segundo avança a Reuters.

Para além do gás lacrimogéneo, as autoridades recorreram a canhões de água num confronto direto com os manifestantes que tentam romper os cordões de segurança nos Champs-Elysées, em Paris.

Há mais de duas semanas que os «coletes amarelos» bloqueiam estradas em protestos por todo o país.

Durante este sábado, dia 1 de dezembro, várias centenas de manifestantes cantaram «A Marselhesa», hino nacional francês, apelando também à demissão de Macron.

Desde as 06h00 locais (05h00 em Lisboa), a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada . Vários contentores de lixo foram derrubados e incendiados, provocando pequenos incêndios nas estradas. Também há registo de carros queimados e lojas vandalizadas.

 

Movimento de protesto contra a taxação de combustíveis em França

Recorde-se que este movimento nasceu num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao governo francês, tendo corrido mundo as imagens de confrontos entre manifestantes dos ‘coletes amarelos’ e a polícia, no passado sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos.

Os violentos confrontos levaram este sábado a «mais de 107 detenções» disse o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, que afirmou estar «chocado» com as cenas de «violência raramente vistas».

LEIA MAIS: Previsão do tempo para domingo, 2 de dezembro de 2018

Texto: Redação WIN com Lusa - Conteúdos Digitais

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS