Espanha em estado de emergência até 26 de abril
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, decidiu propor ao parlamento a continuação do estado de emergência até 26 de abril próximo para lutar contra o novo coronavírus, segundo fontes do Governo citadas por toda a imprensa espanhola.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, decidiu propor ao parlamento a continuação do estado de emergência até 26 de abril próximo para lutar contra o novo coronavírus, segundo fontes do Governo citadas por toda a imprensa espanhola.
LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sábado
Pedro Sánchez vai anunciar esta decisão ao início da tarde, depois de uma ronda de contactos que está a fazer com todos os líderes dos principais partidos espanhóis, nomeadamente os da oposição de direita.
A proposta foi decidida depois de hoje de manhã ter participado em reuniões do Comité Científico, primeiro, e, seguida, do Comité Técnico criado para analisar a evolução do coronavírus em Espanha.
O Governo espanhol decretou o estado de emergência durante 15 dias em 14 de março último, que foi prorrogado pelo parlamento a partir de 28 do mesmo mês.
O país é um dos mais afetados pela covid-19, tendo registado nas últimas 24 horas 809 mortes, o número mais baixo desde o sábado passado, alcançando um total de 11.744 vítimas mortais, segundo a última atualização das autoridades sanitárias.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, foram confirmados 7.026 novos infetados, o que confirma a desaceleração do ritmo da pandemia, sendo agora o total de contagiados de 124.736.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 34.219 pessoas que foram contagiadas tiveram alta e são consideradas como curadas (dados consolidados às 20:00 horas de Lisboa de sexta-feira).
O número de mortes anunciado hoje (809) significa o segundo dia consecutivo em que baixa o número de vítimas mortais, que foi de 864 na quarta-feira, 950 na quinta-feira e 932 na sexta-feira.
Na totalidade do país já foram ou estão internadas 57.612 pessoas, das quais 6.532 em unidades de cuidados intensivos.
A região com mais casos positivos de covid-19 é a de Madrid, com 36.249 infetados e 4.723 mortos, seguida pela da Catalunha (24.734 e 2.508), a de Castela-Mancha (9.324 e 989), a de Castela e Leão (8.332 e 786) e a do País Basco (8.187 e 477).
O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, salientou na sexta-feira que a epidemia de covid-19 em Espanha passou da fase de estabilização para a fase de mitigação, concluindo que foi cumprido o objetivo que tinha estabelecido para esta “semana dura”.
O responsável explicou que esta semana a taxa de crescimento diária dos novos casos do novo coronavírus situou-se abaixo dos 10%, quando no início da crise se situava nos 20%.
As autoridades já avisaram que os controlos da polícia nas autoestradas do país vão ser intensificados nos próximos dias, nas vésperas da Semana Santa.
LEIA MAIS
Câmara de Lisboa cancela Marchas Populares e Arraiais de Santo António
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram