Covid-19: Pfizer desenvolve comprimido para curar infeção
Intenção da Pfizer passa por comercializar comprimido até ao final do ano. Fármaco deve ser tomado após os primeiros sintomas da infeção.
A Pfizer está a desenvolver um fármaco para tratar a infeção por covid-19 e pode começar a comercializá-lo já no final deste ano. A farmacêutica está a testar um comprimido para ser tomado em casa após surgirem os primeiros sintomas da doença.
A função do medicamento passa por impedir que o vírus se multiplique nas células de alguém que esteja infetado, ao inibir uma enzima da qual o vírus precisa para se reproduzir.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da empresa, Albert Bourla, em declarações à CNBC. Albert Bourla adiantou que se os ensaios clínicos correrem como esperado, e o regulador norte-americano (a Food and Drug Administration — FDA) aprovar o fármaco, a distribuição pode começar nos Estados Unidos até ao fim do ano.
Vacina para crianças em testes
Além deste, a Pfizer está também a desenvolver outro antiviral, mas neste caso administrado por via intravenosa. “Juntos, os dois antivirais têm o potencial de criar um paradigma de tratamento que complementa a vacinação”, vaticinou Mikael Dolsten, um dos responsáveis médicos da Pfizer
Por fim, a farmacêutica está também testar a vacina em crianças entre os seis meses e os 11 anos. A empresa considera ser fundamental imunizar também os mais pequenos de forma a terminar com a pandemia.
LEIA AINDA
O spray nasal que promete revolucionar combate à covid-19
O Taffix, spray criado pela Nasus Pharma, desenvolve uma barreira de proteção durante cinco horas. Apesar de não substituir a máscara nem ser 100% eficaz, pode servir como complemento. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram