Crianças aprendem melhor Matemática quando estudam a ouvir música
Nova investigação comprova que as crianças que aprendem Matemática têm melhor desempenho quando estudam ao som de música.
Uma recente investigação comprovou que as crianças têm desempenho melhor em Matemática quando a Música é adicionada ao estudo. O resultado impressiona: 73% dos alunos que tiveram aulas integradas, de Matemática e Música, conseguiram desempenhos superiores do que aqueles que aprenderam sem intervenção musical.
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Além de tranquilizar e deixar os alunos menos ansiosos, a música pode motivar ainda mais as crianças a gostarem desde cedo dos números. A investigação é da Universidade turca Antalya Belek.
Por que ouvir música melhora a aprendizagem de Matemática
O estudo foi coordenado pela professora e investigadora Ayça Akin. Combinou 55 estudos internacionais, que totalizaram mais de 78 mil alunos, desde o jardim de infância a universidades. Ayça publicou os resultados na revista científica Educational Studies e explicou que para chegar a estas novas conclusões incluiu três diferentes tipos de intervenção musical:
– Intervenções musicais padronizadas (onde crianças escutavam, ouviam e compunham música);
– Intervenções musicais instrumentais (aulas que as crianças aprendem a trocar algum instrumento) e
– Intervenções integradas música-matemática, em que música e matemática se misturaram na aprendizagem.
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Todos os alunos foram submetidos a testes de Matemática, antes e depois de participarem na intervenção, e a alteração nos resultados foram comparados aos de estudantes que não participaram de qualquer atividade integrada. A introdução da música, em aulas separadas ou como parte das aulas de Matemática, ajudou os alunos a aprenderem muito mais.
Um em cada 4 alunos aprenderam melhor com a ajuda da Música
“As aulas integradas tiveram o maior efeito, cerca de 73% dos alunos que tiveram aulas integradas melhoraram mais do que os alunos sem intervenção musical”, afirma a investigadora. Os resultados mostram ainda que 69% dos estudantes aprenderam algum instrumento musical e que 58% dos alunos que tiveram aulas normais de música foram capazes de melhorar os conceitos básicos de Matemática.
Um dado em específico chamou a atenção de Ayça – o que “a aritmética pode ser particularmente adequada para ser ensinada através da música, porque os conceitos básicos, como frações e proporções, também são fundamentais para o campo musical”.
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Integrar Matemática e música nas aulas representou “uma série de benefícios” e a investigadora defende que escolas e professores adotem este método. “As aulas integradas podem ser especialmente eficazes porque permitem que os alunos criem ligações entre a matemática e a música, além de oferecerem oportunidades extra para explorar, interpretar e compreender os números”, diz.
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