Crianças aprendem melhor Matemática quando estudam a ouvir música

Nova investigação comprova que as crianças que aprendem Matemática têm melhor desempenho quando estudam ao som de música.

Crianças aprendem melhor Matemática quando estudam a ouvir música

Uma recente investigação comprovou que as crianças têm desempenho melhor em Matemática quando a Música é adicionada ao estudo. O resultado impressiona: 73% dos alunos que tiveram aulas integradas, de Matemática e Música, conseguiram desempenhos superiores do que aqueles que aprenderam sem intervenção musical.

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Além de tranquilizar e deixar os alunos menos ansiosos, a música pode motivar ainda mais as crianças a gostarem desde cedo dos números. A investigação é da Universidade turca Antalya Belek.

Por que ouvir música melhora a aprendizagem de Matemática

O estudo foi coordenado pela professora e investigadora Ayça Akin. Combinou 55 estudos internacionais, que totalizaram mais de 78 mil alunos, desde o jardim de infância a universidades. Ayça publicou os resultados na revista científica Educational Studies e explicou que para chegar a estas novas conclusões incluiu três diferentes tipos de intervenção musical:

– Intervenções musicais padronizadas (onde crianças escutavam, ouviam e compunham música);
– Intervenções musicais instrumentais (aulas que as crianças aprendem a trocar algum instrumento) e
– Intervenções integradas música-matemática, em que música e matemática se misturaram na aprendizagem.

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Todos os alunos foram submetidos a testes de Matemática, antes e depois de participarem na intervenção, e a alteração nos resultados foram comparados aos de estudantes que não participaram de qualquer atividade integrada. A introdução da música, em aulas separadas ou como parte das aulas de Matemática, ajudou os alunos a aprenderem muito mais.

Um em cada 4 alunos aprenderam melhor com a ajuda da Música

“As aulas integradas tiveram o maior efeito, cerca de 73% dos alunos que tiveram aulas integradas melhoraram mais do que os alunos sem intervenção musical”, afirma a investigadora. Os resultados mostram ainda que 69% dos estudantes aprenderam algum instrumento musical e que 58% dos alunos que tiveram aulas normais de música foram capazes de melhorar os conceitos básicos de Matemática.

Um dado em específico chamou a atenção de Ayça – o que “a aritmética pode ser particularmente adequada para ser ensinada através da música, porque os conceitos básicos, como frações e proporções, também são fundamentais para o campo musical”.

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Integrar Matemática e música nas aulas representou “uma série de benefícios” e a investigadora defende que escolas e professores adotem este método. “As aulas integradas podem ser especialmente eficazes porque permitem que os alunos criem ligações entre a matemática e a música, além de oferecerem oportunidades extra para explorar, interpretar e compreender os números”, diz.

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