Dentes cresciam no cérebro de uma criança na China [fotos]
Uma condição rara levou um menino, de cinco anos, a ficar em situação crítica. Cirurgiões retiraram vários dentes do interior do cérebro do menor.
Uma criança de cinco anos, cuja identidade não foi revelada para garantir a privacidade, queixou-se durante meses de náuseas e de dores de cabeça. Os pais, naturais da cidade de Zhejiang, na China, levaram o menino às urgências várias vezes. Medicaram-no sempre de acordo com o diagnóstico de gastroenterites. O quadro clínico, porém, piorava a cada dia. Foram aconselhados a marcarem consulta com o médico Shen Zhipeng. O especialista pediu uma Tomografia Axial Computorizada (TAC) e ficou perplexo com o resultado do exame. A criança apresentava vários pontos brancos no cérebro – que a descobrir-se serem dentes – no mesmo local onde encontraram um pequeno tumor e ainda hidrocefalia.
LEIA DEPOIS
Bisonte ataca menina de 9 anos depois de pais ignorarem aviso de perigo [vídeo]
«Tirar os dentes foi como tirar ossos de um ovo cru», compara o cirurgião
O cirurgião decidiu partir, de imediato, para uma cirurgia, no decorrer da qual retirou o tumor, diminuiu a hidrocefalia e retirou nove dentes completamente formados. «O cérebro humano é um órgão delicado. Em crianças ainda mais. Tirar os dentes foi como tirar ossos de um ovo cru. Foi uma cirurgia muito complicada. Mas foi um sucesso. Os tumores teratomas são benignos. A localização destes, contudo, poderia ser um problema. O tumor acabou por provocar hidrocefalia, mas acredito que a criança se vá recuperar totalmente após o tratamento», explicou Shen Zhipeng. O especialista alertou ainda os pais em casos em que as crianças se queixem de vómitos e dores de cabeça por mais de quatro semanas consecutivas, pois, «na maioria dos casos, trata-se de problemas no cérebro e não de digestão ou estômago».
LEIA MAIS
Previsão do tempo para domingo, 28 de julho
Dupla agride três adolescentes em parque de patinagem [vídeo]
Siga a Impala no Instagram