5 desastres naturais que marcaram a última semana

Tempestades, inundações, ondas de calor, deslizamentos de terra e incêndios foram alguns dos desastres naturais que marcaram diversos países na última semana

5 desastres naturais que marcaram a última semana

A última semana ficou marcada por vários desastres naturais que aconteceram um pouco por todo o mundo. Desde tempestades, vagas de calor, incêndios florestais, inundações e deslizamentos de terra. Foram vários os países que sentiram de forma severa as consequências das alterações climáticas.

Vaga de calor e incêndios na Califórnia

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, registou temperaturas acima dos 35 graus. A cidade de São Francisco teve três dias consecutivos com temperaturas acima dos 33°C. Este fenómeno, de calor extremo fora de época, aconteceu apenas 13 vezes na história. Este tipo de temperaturas costumam ocorrer apenas durante o verão ou outono.

Como consequência desta caga de calor, foram várias as cidades deste estado afetadas pelos incêndio. Na última semana, foram registados 200 focos de incêndio na Califórnia.

Chuvas fortes no nordeste do Brasil

Algumas cidades do nordeste do Brasil estão a ser afetadas pela chuva forte. Em Recife, por exemplo, choveu em seis horas o equivalente a 10 dias. Nos municípios de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, houve um deslizamento de terras que soterrou várias casas e provocou nove mortos.

Inundações na China

61 mortos e mais de 350 mil pessoas ficaram desalojadas. Estes são os números registados, na última semana, resultado dos desastre naturais que têm afetado a China na última semana. As inundações já destruíram 9300 casas, 3.71 milhões de hectares de terra e 4300 pessoas foram resgatadas.

Onda de calor na Índia

A onda de calor que está a atingir a Índia desde o início do mês já provocou centenas de mortos. Na passada terça-feira, dia 10, os termómetros alcançaram os 48°C na capital Nova Déli, a temperatura mais alta já registada no mês de junho. Em Bihar, uma das áreas mais pobres do país, 49 pessoas morreram em menos de 24 horas no sábado, todas vítimas de insolação e outras complicações devido ao calor extremo.

Tempestades na Europa

A Europa também foi alvo de desastres naturais. Uma tempestade de granizo afetou a cidade de Munique, na Alemanha. Várias pessoas ficaram feridas e alguns veículos ficaram danificados com a queda de granizo do tamanho de bolas de ténis.

O ministro francês da Agricultura, Didier Guillaume, anunciou, no passado domingo, que foi declarado o estado de desastres naturais em várias regiões do país, devido às consequências de uma forte tempestade que matou uma pessoa no centro-leste de França.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 20 de junho
Vagas de calor em Portugal no verão não confirmadas pelo IPMA

Impala Instagram


RELACIONADOS