Detidos 12 angolanos por tentativa de contrabando de combustível
Um grupo de 12 cidadãos angolanos foram detidos em flagrante delito pela polícia nacional, em Luanda, quando tentavam contrabandear 30 mil litros de combustível para a comercialização em alto mar, por via de duas lanchas, anunciou hoje fonte policial.
Segundo o subcomissário Mateus Rodrigues, porta-voz da Polícia Nacional de Angola (PNA), os suspeitos foram detidos na madrugada desta quarta-feira, por efetivos da polícia fiscal aduaneira. A detenção ocorreu na Ilha de Luanda, “enquanto realizam o transbordo de combustível de um camião-cisterna com capacidade de 30 mil litros para duas lanchas contendo 14 bidons de 1.000 litros cada”.
“Esta ação ocorreu nas imediações da Ilha de Luanda onde esses elementos tinham montado uma ponte cais improvisada para dar suporte à esta operação”, disse o oficial, em declarações aos jornalistas. Mateus Rodrigues, que falava na Unidade da Polícia Fiscal, onde foram apresentados os 12 suspeitos, fez saber também que os mesmos, no ato da detenção, “tentaram subornar os agentes com um valor de 200 mil kwanzas (459 euros), que foi apreendido nos autos”.
“Estão indiciados nos crimes de desvio de combustível subvencionado e também de tentativa de suborno à agente da autoridade”, referiu o porta-voz da PNA. O tráfico de combustível “é uma grande preocupação para o nosso Estado e a polícia tem dado boa conta desta ação criminal com várias ações, principalmente nas províncias do litoral e que fazem fronteira com a RDCongo, que é o principal destino”, salientou.
“Esta é mais uma ação neste sentido e aqui enaltecer o trabalho desenvolvido pelas nossas forças da polícia fiscal aduaneira”, rematou Mateus Rodrigues.
Siga a Impala no Instagram