Não se esqueça destes documentos quando levar o carro à inspeção
A partir de dia 1 de janeiro de 2023, os preços da inspeção vão aumentar.
Se tem de realizar a inspeção periódica do seu veículo, há documentos de que não se pode mesmo esquecer. Para que seja possível avançar com o processo, não se esqueça de levar o livrete e título de registo de propriedade ou Documento Único Automóvel bem como a ficha da última inspeção realizada, exceto se esta for a primeira inspeção do seu veículo.
No caso de ter algum destes documentos apreendidos pelas autoridades, é obrigatório pedir uma guia emitida pela polícia onde se possa levar “válido para IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).
Novos preços já em 2023
A partir de dia 1 de janeiro de 2023, os preços da inspeção vão aumentar. Aumento foi publicado esta quinta-feira, subindo dos atuais 25,85 euros para 27,80 euros no caso dos veículos ligeiros e de 13,02 euros para 14 euros nos motociclos, mais IVA. Nos veículos pesados, a tarifa de inspeção sobe dos atuais 38,69 euros (sem IVA) para 41,60 euros a partir de 01 de janeiro próximo.
O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República, na qual afirma ter tido em consideração a última atualização do Índice de Preços no Consumidor, efetuada em meados de dezembro e referente a novembro, resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%.
Para ler depois
Foram estas as dez gestações mais estranhas do mundo
A gravidez é um momento marcante para qualquer pai ou mãe, mas algumas dessas gestações recordes elevam a gravidez a um nível totalmente novo (…continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram