Dois homens acusados da morte de 53 migrantes em atrelado nos Estados Unidos

Um júri federal em San Antonio, no estado norte-americano do Texas, acusou na quarta-feira dois homens de crimes relacionados com a morte, em junho, de 53 migrantes num camião abandonado.

Dois homens acusados da morte de 53 migrantes em atrelado nos Estados Unidos

Um júri federal em San Antonio, no estado norte-americano do Texas, acusou na quarta-feira dois homens de crimes relacionados com a morte, em junho, de 53 migrantes num camião abandonado. O motorista do camião, Homero Zamorano Jr., 46, e Christian Martinez, 28, ambos de Pasadena, Texas, foram acusados de transporte e conspiração para transportar migrantes ilegalmente, resultando em morte ou em ferimentos graves. O camião transportava mais de 60 migrantes trancados no atrelado. Entre as 53 vítimas mortais, 27 eram do México, 14 das Honduras, sete da Guatemala e duas de El Salvador, sendo que três pessoas ainda não foram identificadas. Ambos os acusados permanecem sob custódia federal, sem direito a fiança, enquanto aguardam julgamento.

EUA baixam avaliação de Macau na luta ao tráfico de pessoas, Governo repudia
Os Estados Unidos baixaram a classificação de Macau no combate ao tráfico de pessoas, alegado que “não cumpre integralmente normas mínimas”, uma conclusão repudiada esta quarta-feira pelo Governo da cidade (… continue a ler aqui)

Caso sejam considerados culpados, os dois homens podem ser condenados a penas de prisão perpétua, embora o Ministério Público possa também pedir a pena de morte. O incidente aconteceu numa remota estrada secundária de San Antonio em 27 de junho. A polícia encontrou o camião perto da base aérea de Lackland, num local onde os veículos param para descarregar os migrantes depois de atravessarem ilegalmente a fronteira.

Os migrantes estiveram trancados no atrelado durante várias horas, com temperaturas a rondar 40.º Celsius

As pessoas que seguiam no atrelado estariam envolvidos numa alegada tentativa de tráfico de migrantes para os Estados Unidos. Os migrantes estiveram trancados no atrelado durante várias horas, com temperaturas a rondar 40.º Celsius. Foi a maior tragédia a envolver migrantes traficados através da fronteira entre o México e os Estados Unidos. As autoridades norte-americanas detetaram quase 240 mil migrantes em maio, um aumento de um terço em relação a igual mês de 2021.

Impala Instagram


RELACIONADOS