Estudante condenada a 34 anos de prisão por usar Twitter
Uma estudante saudita da Universidade de Leeds foi condenada a 34 anos de prisão por ter conta no Twitter e por seguir dissidentes e ativistas.
Salma al-Shehab, estudante da Universidade de Leeds, no Reino Unido, foi passar férias à Arábia Saudita e acabou condenada a 34 anos de prisão. O motivo: ter uma conta no Twitter e partilhar mensagens contra o governo saudita. A mulher, de 34 anos e mãe de dois filhos pequenos, inicialmente tinha sido condenada a três anos por “causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional”, revela a sentença. No entanto, nesta segunda-feira, 15 de agosto, um tribunal de recursos reviu os termos após um procurado indicar outros alegados crimes.
De acordo com o The Guardian, Shehab também foi acusada de prestar “ajuda àqueles que procuram causar agitação pública e desestabilizar a segurança civil e nacional ao seguirem a sua conta no Twitter”. Há a hipótese de a mulher pedir recurso da decisão. Nos últimos tempo, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman tem atacado vários utilizadores do Twitter. Além disso, há rumores de que estará a tentar adquirir parte da empresa através de um fundo soberano saudita.
Higienista dental, educadora médica e estudante de doutoramento
A estudante descreve-se nas redes sociais como higienista dental, educadora médica, estudante de doutoramento na Universidade de Leeds e professora na Universidade Princess Nourah bint Abdulrahman. No Twitter, onde conta com quase três mil seguidores, faz várias partilhas de de dissidentes sauditas que vivem no exílio e pedem a libertação de prisioneiros políticos. Um desses casos trata-se de Loujain al-Hathloul, proeminente ativista feminista que que já esteve presa e vive agora com uma proibição de viajar. A empresa optou por não comentar o caso e também não respondeu às perguntas sobre a suposta influência do governo saudita na rede.
Foto: Reprodução Twitter
Estudante universitária posa completamente nua para celebrar mestrado
Terica Williams celebrou o fim do mestrado de uma maneira… pouco vista. A estudante de 24 anos despiu-se completamente em frente à emblemática estátua do campus. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram