Estudante usa inteligência artificial para traduzir língua gestual em tempo real
Uma estudante de 20 anos foi desafiada pela mãe a criar algo de real valor agora que estudava engenharia. O resultado terá deixado a mãe orgulhosa!
Uma estudante de ciências da computação no Vellore Institute of Technology, na índia, tornou-se viral no LinkedIn por ter desenvolvido programa de inteligência artificial capaz de traduzir em tempo real língua gestual. Priyanjali Gupta, de 20 anos, revela que foi a mãe quem a desafiou a criar algo de valor agora que estava a estudar engenharia.
Leia depois
Tecnologia que deteta furtos em tempo real já chegou a Portugal
Os furtos representam em média até 3% da faturação anual de uma loja. A Veesion promete alterar este paradigma com recurso a software de inteligência artificial. (… continue a ler aqui)
“Fez-me refletir o que iria fazer com o meu conhecimento e habilidades. Um belo dia, em meio a conversas com a Amazon Alexa, surgiu a ideia de uma tecnologia inclusiva”, diz à Interesting Engineering. “O conjunto de dados é feito manualmente executando o arquivo Image Collection Python que recolhe imagens da webcam para todos os sinais mencionados abaixo na língua de sinais americana: Olá, amo-te, obrigado, por favor, sim e não”.
Como funciona?
O modelo criado por Gupta usa o software Tensorflow Object Detection para traduzir os gestos realizados pelas mãos e depois é transferido para um outro software de inteligência artificial já programado que realiza a tradução para inglês. O conjunto de dados foi feito manualmente com uma webcam e o modelo, por enquanto, é treinado para trabalhar com frames individuais, como fotos das posições das mãos.
A estudante revela que construir um modelo de aprendizagem profunda apenas para a detecção de sinais é bastante difícil mas não impossível. “Sou apenas uma estudante mas estou a aprender e acredito que mais cedo ou mais tarde a nossa comunidade de código aberto, que é muito mais experiente e culta do que eu, irá encontrar uma solução e talvez possamos ter modelos de aprendizagem profunda apenas para línguas gestuais”.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Fotos: Reprodução
Siga a Impala no Instagram