A fila de trânsito ao lado da sua anda mais rápido? Descubra porquê

Um investigador norte-americano, da Harvard Business School, realizou um estudo sobre as oscilações no trânsito e por que os condutores tendem a mudar de fila.

A fila de trânsito ao lado da sua anda mais rápido? Descubra porquê

Quando vai no trânsito parece sempre que a fila ao lado da sua anda sempre mais? Saiba que não é o único nessa situação e que existe uma explicação científica para isso. Ryan Buell, investigador da Harvard Business School, do estado norte-americano de Massachusetts, realizou um estudo baseado no trânsito citadino e por que os condutores tendem a trocar de faixa numa situação de engarrafamento. Segundo o estudo, a possibilidade de mudar de fila aumenta consoante o lugar na fila em que nos situamos. Se estiver no último lugar da fila, a possibilidade de mudar de fila aumenta duas vezes. Se ainda for possível sair da faixa, a possibilidade de fugir ao trânsito é quatro vezes superior à de ficar no final da fila.

LEIA DEPOIS
Radares da PSP | Saiba onde vão estar localizados em novembro

Qual o motivo que nos leva a mudar de fila no trânsito?

No estudo, Buell refere que esta situação advém da aversão ao último lugar. Esta aversão causa desconforto e acaba por interferir na decisão de mudar ou de fugir ao trânsito. Na pesquisa, o investigador afirma mesmo que os condutores tendem a mudar de faixa mesmo que com essa alteração percam até 10% do tempo despendido. Outros factores, como o stress ou até a ansiedade, também afectam a percepção do tempo que se perde no trânsito. Em resumo: em grande parte das ocasiões – se não mesmo praticamente sempre – a sua fila não é a mais lenta.

Como evitar estar sempre a mudar de fila?

O investigador norte-americano conclui, com algumas dicas, como podemos fazer passar o tempo durante o trânsito. Não perca tempo a olhar pelo retrovisor, uma vez que irá dar-lhe a sensação de que está parado, pois vai ver sempre o mesmo carro colado a si. Outra das sugestões é evitar falar ao telefone, o que aumenta a percepção de tempo.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para este sábado, 23 de novembro
Aborta em hospital, leva feto para casa e guarda-o no congelador

Impala Instagram


RELACIONADOS