Filho de Bolsonaro diz que foto falsa de Greta Thunberg foi uma piada
Dois dias depois de ter partilhado uma imagem falsa de Greta Thunberg, Eduardo Bolsonaro volta a falar do tema.
O filho do presidente do Brasil, Eduardo Bolsonaro, de 35 anos, usou uma foto manipulada para atacar a ativista Greta Thunberg, de 16 anos. Dois dias depois, o embaixador brasileiro nos Estados Unidos diz que era apenas uma piada.
LEIA DEPOIS
Greta Thunberg desafia líderes mundiais a fazerem mais pelo ambiente
Na imagem que o filho de Jair Bolsonaro partilhou, Greta Thunberg surge sentada a comer perante o olhar de crianças negras do outro lado da janela. «’Vocês roubaram minha infância…’ disse a garota financiada pela Open Society de George Soros» escreveu Eduardo Bolsonaro na legenda da imagem, partilhada no Twitter.
“Vocês roubaram minha infância…” disse a garota financiada pela Open Society de George Soros. pic.twitter.com/5CzPDMd38O
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) 26 de setembro de 2019
A imagem verdadeira foi publicada no Twitter de Greta, no dia 22 de janeiro, durante uma viagem de comboio na Dinamarca. Eduardo Bolsonaro utilizou a fotografia manipulado para associar a ativista sueca à Open Society, uma rede de fundações do multimilionário George Soros, que apoia movimentos da sociedade civil por todo o mundo.
Uma associação que carece de confirmação, mas que passou a ser «verdade» no mundo virtual à custa de outra manipulação. No caso vertente, a imagem de Greta com Soros foi fabricada a partir de uma fotografia da jovem sueca com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, que há anos é um dos rostos mais mediáticos da luta pelo clima.
Eduardo Bolsonaro acusa a imprensa
Após várias criticas à publicação, o filho do presidente brasileiro voltou ao tema. «Temos sempre de lembrar como a imprensa joga sujo e é seletiva», afirma num Tweet publicado este sábado, 28 de setembro.
O deputado federal indica que era apenas um «meme» e, para justificar, usou uma outra manipulação da mesma imagem. Na fotografia vê-se o ex-juiz do Supremo Tribunal Federal de Brasil, Gilmar Mendes, ameaçado com uma arma pelo ex-Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. A imagem faz referência à confissão recente de Rodrigo Janot, que revelou ter chegado a entrar armado no Supremo Tribunal Federal para matar o juiz Gilmar Mendes e suicidar-se.
-Eu posto meme > fake news.
-Outros postam meme > humor.Temos sempre que lembrar como a imprensa joga sujo e é seletiva.
É e será assim, pois não há um sinal que indique que a extrema imprensa nacional vá mudar essa conduta antiética. pic.twitter.com/W9Pl2BDtjR— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) 28 de setembro de 2019
Siga a Impala no Instagram