O fim dos carros não elétricos: que países estão à frente na corrida?

De acordo com decisão da União Europeia, em 2035 passa a ser proibida a venda de carros não elétricos novos. Na corrida à eletrificação total das viaturas, que países estão mais próximos de atingir a meta.

O fim dos carros não elétricos: que países estão à frente na corrida?

A União Europeia aprovou na semana passada uma lei que a partir de 2035 proibirá a venda de carros com motor de combustão – ou seja, carros não elétricos. Para Alemanha e Itália, bem como para Roménia, Bulgária, República Checa e Hungria, o novo projeto de lei estabelece um primeiro prazo para a venda de carros movidos a gasolina. Os atuais governos dos dois primeiros países, no entanto, já se manifestaram contra a proibição – questionando o cronograma da eliminação gradual que os cientistas do clima consideram absolutamente necessária, mas que também pode sofrer atrasos.

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Outros países da União Europeia já tinham adotado a eliminação de carros a gasolina: Holanda, região da Flandres da Bélgica, Suécia, Grécia e Eslovénia estão a tentar acabar com a venda de carros movidos a gasolina ainda mais cedo, entre 2029 e 2030. O único país no mundo a bater esta meta é a Noruega, pioneira da mobilidade elétrica fora da União Europeia, onde cerca de 80 por cento dos carros novos vendidos já são totalmente elétricos , a meta em 2025 para que se alcance os 100 por cento.

EUA retrocede na proibição de carros não elétricos

Os aglomerados voluntariamente formados nos EUA para a padronização de veículos elétricos podem entretanto ser dissolvidos. Em agosto, por exemplo, a Califórnia estabeleceu uma data de eliminação gradual para novas vendas destes veículos, também para 2035. Porém, 17 estados que já tinham vinculado os padrões de veículos aos da Califórnia querem agora abandonar esta meta. Restam os estados que concordam com a decisão da Califórnia (ou que devem fazê-lo em breve) são Washington, Oregon, Connecticut, Massachusetts, Nova Iorque, Vermont e Delaware – ou seja, menos de metade dos ex-‘aliados’ da Califórnia.

Embora inicialmente se esperasse que os híbridos também fossem eliminados na Califórnia, alguns passaram agora a serem permitidos. Outras nações que tratam os híbridos favoravelmente nas suas eliminações são Canadá, Eslovénia, Singapura e Japão. A maioria das nações, contudo, também quer que os híbridos desapareçam quando chegar a data de proibição.

COP26 pede fim de veículos a combustão até 2040

O Sri Lanka, por outro lado, estabeleceu as metas mais longínquas de qualquer país, emitindo não apenas uma eliminação gradual das vendas de carros novos a gasolina, mas também a proibição total de circularem nas vias carros com motor de combustão, tuk-tuks e motos até 2040. O país também atraiu a atenção internacional, num passado recente, por aprovar uma legislação abrangente cuja implementação se mostrou problemática.

Para alguns países menores, a eliminação gradual dos carros a gás pode ser mais fácil de implementar. Cabo Verde (que, juntamente com muitas outras nações, assinou a declaração COP26 para proibir a venda de carros novos com motor de combustão até 2040) estabeleceu internamente a meta de alcançar esse feito ainda mais cedo, até 2035. Para isso, bastou proibir a importação de carros movidos a gás até essa data.

Infographic: Combustion Going Bust: Global Phase-outs of Gasoline Cars | Statista

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