Fraude: se receber uma chamada da Tunísia, não atenda

Se receber uma chamada internacional, não atenda nem devolva o telefonema. Fraude leva a que sejam cobrados valores até 77 cêntimos por minuto.

Fraude: se receber uma chamada da Tunísia, não atenda

Se receber uma chamada de um número que não conhece, não devolva. Pode ser fraude. Centenas de milhares de pessoas têm recebido uma chamada da Tunísia. O telefone toca uma vez e desliga-se. Se devolver a chamada, cai no esquema. Ser-lhe-ão cobrados valores que poderão chegar aos 77 cêntimos por minuto. Nas últimas semanas, a Tunísia (com o indicativo +216) tem sido o país de origem mais comum desta burla. Argélia, Marrocos, Congo e Tanzânia estão também na origem deste esquema que prejudica consumidores e operadoras. As empresas já estão a alertar os clientes para que não atenda nem devolva a chamada.

LEIA DEPOIS
Conheça a história e aprenda como se faz o bolo de chocolate mais famoso do Mundo

Fraude leva operadoras a fazer alerta aos clientes

«Nas últimas semanas, a MEO registou um maior volume de chamadas com origem internacional provenientes de Tunísia, Argélia, Marrocos, Congo e Tanzânia, possivelmente fraudulentas», confirma ao JN fonte oficial da Altice. Para minimizar o risco de fraude, a operadora «está a disseminar mensagens de alerta em todas as suas plataformas e canais de comunicação, incluindo call centers, onde os clientes são aconselhados a não atender ou retornar chamadas para números internacionais que desconhecem, de forma a evitar custos acrescidos».

Recomendação é para não atender nem devolver chamadas para números desconhecidos

Também a Vodafone tem detetado um «número anormal de chamadas vindas da Tunísia». «Esta situação, à qual a Vodafone é completamente alheia, pode ser lesiva não só para clientes como também para operadores, razão pela qual alertámos os nossos clientes para os cuidados a ter relativamente a estas chamadas», refere fonte da empresa. A NOS não tem sido exceção. Tem-se registado um «volume anormal de chamadas» vindas da Tunísia e a operadora suspeitou tratar-se de fraude. A recomendação aos clientes é a mesma: não atender nem devolver a chamada.

LEIA MAIS
Morreu o primeiro cão diagnosticado com o novo coronavírus

Impala Instagram


RELACIONADOS