Frio mata mais de 10 pessoas
Vaga de frio na Europa já fez mais de dez mortos. A maioria das vítimas mortais perderam a vida em acidentes rodoviários.
O ano ainda está no início mas pelo menos 13 pessoas já perderam a vida, devido ao frio. A maioria das mortes são causadas por acidentes rodoviários devido às baixas temperaturas que se têm feito sentir em praticamente toda a Europa. Segundo a imprensa internacional, as estradas encontram-se, em vários países, cobertas de gelo.
Siga estes 5 conselhos para ter uma condução segura.
No entanto, apesar de esta ser a maior causa, há quem não tenha mesmo resistido ao frio polar.
Plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio
A Câmara de Lisboa vai abrir o Pavilhão Municipal Casal Vistoso para os sem-abrigo.
«A partir desta quarta-feira à tarde, dia 9 de janeiro, pelas 17:00, vamos declarar a fase amarela do plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo. Tendo em atenção a descida das temperaturas prevista, vão ter acesso a refeições quentes, dormir com temperatura adequada e roupa quente.», afirmou o vereador da Câmara de Lisboa, Manuel Grilo.
Além do pavilhão, que ficará aberto 24 horas até que seja desativada a fase amarela do plano de contingência, o Metropolitano de Lisboa vai deixar abertas as estações do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia durante o período noturno, anunciou a autarquia.
LEIA MAIS: O Natal dos sem CASA
Para o vereador, esta solução prevê que «todos possam abrigar-se do frio extremo que vai acontecer nos próximos dias».
ALERTA | Frio motiva aviso amarelo em todos os distritos do continente português
O distrito de Bragança vai estar sob aviso meteorológico amarelo, devido ao frio, entre as 00:00 de quinta-feira, dia 10 de janeiro, e as 12:00 de sábado, dia 12. O cenário repete-se nos restantes distritos do continente a partir das 00:00 de sexta-feira, dia 11 de janeiro.
A informação do IPMA prevê-se «a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar ártico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente europeu».
LEIA MAIS: Mau tempo vai continuar pelo menos até ao final da próxima semana
«Como consequência, a temperatura mínima deverá descer no dia 10 no interior norte e centro, especialmente na Beira Alta, onde, nas terras altas, as descidas poderão ser da ordem de 5 a 8 graus Celsius.» O Instituto revela ainda que «os valores da temperatura mínima deverão variar genericamente entre 2 e 6 graus Celsius».
No interior norte e centro, as temperaturas variarão aproximadamente entre -4 e 1 graus. Também ocorrerá uma descida das temperaturas máximas.
«Prevê-se igualmente formação de geada a chegar junto ao litoral. De referir que desde o início de janeiro têm-se verificado noites frias», destaca o IPMA.
LEIA MAIS: Previsão do tempo para sábado, 12 de janeiro de 2019
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram