Governo quer reduzir chumbos no Ensino Básico
O Programa de Governo revela que «nos últimos anos o insucesso escolar voltou a subir»
O Programa de Governo quer reduzir o número de chumbos no Ensino Básico e avança com um plano que «promoverá o sucesso educativo de todos, designadamente ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória». O Governo acusa a política educativa dos últimos anos de «desvalorizar o combate ao insucesso escolar, que, depois de vários anos de melhoria, voltou a subir no ensino básico».
LEIA DEPOIS
Colégio Académico | Aqui não há manuais e os alunos plantam legumes durante as aulas
Plano prevê uma poupança de 250 milhões de euros por ano
Esta é uma medida que prevê uma poupança de 250 milhões de euros por ano. É este o valor que o Estado despende anualmente com o chumbo de 50 mil alunos. O que representa um custo de 5 mil euros por aluno.
Uma das medidas que o Governo quer implementar para reduzir os chumbos é «melhorar a qualidade do ensino através da progressiva redução do número de alunos por turma, do enriquecimento curricular e da escola a tempo inteiro».
Este plano tem gerado indignação entre os professores que têm «receio de que se caminhe para uma abolição administrativa de abolir as retenções», revela o secretário-geral da Federação Nacional da Educação, João Dias da Silva, ao Correio da Manhã. Os docentes consideram que já existe pressão para aprovar os alunos.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram