Gripe das aves: Organização Mundial de Saúde alerta para perigo de nova pandemia
Nova variante da gripe das aves está a infetar mamíferos e Organização Mundial de Saúde avisa nações para se prepararem para uma nova pandemia.
O medo de uma nova pandemia volta a pairar sobre a Organização Mundial de Saúde. Que já emitiu mesmo um alerta para o perigo que pode vir a nascer do H5N1, vírus popularmente conhecido como gripe das aves. Salientam os especialistas que existe potencial para que uma variante humana da gripe aviaria possa espalhar-se pelo mundo. Isto depois de o vírus ter passado das aves para mamíferos.
Leia depois
Saiba por que o terramoto da Turquia foi tão devastador
Terramotos são frequentes na Turquia e existem diversos fatores que ajudam a explicar a devastação do abalo que já provocou a morte de mais de 21 mil pessoas (… continue a ler aui)
Até ao momento já foram detetados casos da nova variante do H5N1 em lontras, raposas e visons. O que significa que o vírus está mais próximo de vir a afetar os humanos. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde já fez saber que os países devem preparar-se para “qualquer mudança no status quo”. Até ao momento, o vírus ainda é visto como de baixo risco para os humanos. Ainda assim, salienta Ghebreyesus que as nações “não podem presumir que isso continuará a ser o caso” e que devem estar preparados para mudanças.
H5N1 detetado em humanos em 2022
O H5N1 já tinha sido detetado em humanos em 2022. Foram casos esporádicos e relacionados com aves infetadas, vivas ou mortas, salienta o Daily Mail. Só que relatórios recentes dão conta que as infeções em mamíferos são sinais preocupantes. Pois revelam que as mutações do vírus podem fazer com que seja um risco global.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram