Hell’s Angels: Mário Machado diz que foi atacado por «vingança pessoal»
O ativista de extrema-direita Mário Machado, visado num ataque do grupo motard Hell’s Angels, em 2018, alega que motards queriam impedir criação de grupo rival.
Mário Machado, antigo líder de vários movimentos de extrema-direita, disse ontem, em tribunal, que o ataque de que foi alvo, em 2018, por parte de motards dos Hell’s Angels teve como mote “vingança pessoal” ou a vontade de estes de impedirem que nascesse em Portugal um grupo rival. Há três semanas que estão a ser julgados 88 membros dos Hell’s Angels, por associação criminosa e tentativa de homicídio. Em causa está o ataque num restaurante no Prior Velho, em Loures, ao grupo que Machado estaria a planear criar, os Bandidos MC – rivais a nível internacional dos Hell’s Angels.
Machado conseguiu escapar, mas alguns dos seus interlocutores ficaram gravemente feridos. Ontem, ao testemunhar enquanto vítima, admitiu que fora um alemão a desafiá-lo, na cadeia, a formar uma célula dos Bandidos em território nacional. Contudo, admitiu não ter conhecimento além do que “está na Internet” sobre ambos os grupos. “Sei o que é público e pouco mais”, garantiu. Mas só com alguma insistência é que o antigo líder de movimentos de extrema-direita respondeu às questões. De acordo com o mesmo jornal, afirmou por diversas vezes, não querer responder às perguntas do tribunal – algo que a lei não permite.
Suspeito de ataque a tiro
Entre os temas em que acabou por ser obrigado a prestar depoimento, está a suspeita de que seria o autor do ataque a tiro, em 2006, ao presidente do clube dos Hell’s Angels, no Algarve. Até então, salientou, mantinha uma relação “cordial” com elementos dos Hell’s Angels, cuja filial portuguesa ajudara, anos antes, a formar, apesar de, à data, não ter mota. Sairia ao fim de um mês , por situações que iam contra a suas “convicções nacionalistas”. O depoimento continua na próxima segunda-feira, sob apertadas medidas de segurança.
LEIA AINDA
Padre acusado de abusar de menor comete crime em quinta de vereador
Siga a Impala no Instagram