Homem agredido com pedra na cabeça cai inanimado em Lisboa [vídeo]
Um sem-abrigo ficou inconsciente após ter sido agredido com uma pedra na cabeça durante uma rixa. O final do conflito foi presenciado por um agente da PSP que imediatamente apontou a arma aos agressores.
Um sem-abrigo ficou inconsciente após ter sido brutalmente agredido com uma pedra na cabeça durante uma rixa com duas pessoas. O final do conflito foi presenciado por um agente da PSP, que de pronto sacou da arma e impediu a fuga dos dois agressores. Ambos seriam, depois, identificados, sendo que um deles já tinha sido detido, horas antes, por agressão a um polícia. O homem agredido já teve alta.
Os confrontos ocorrem por volta das 12 horas, junto ao Pingo Doce do Cais do Sodré, tendo sido registada em vídeo por populares. Inicialmente, o vídeo mostra dois homens em confrontos físicos junto a uma esplanada, com um terceiro elemento a observar. É então que este indivíduo puxa o homem identificado como sem-abrigo pela PSP, parecendo querer acalmá-lo. Porém, quase de imediato, desfere-lhe um murro, ao mesmo tempo em que o primeiro elemento se afasta para agarrar numa pedra da calçada.
Segundos depois, esse primeiro elemento agride o seu opositor com o objeto que acabara de apanhar, aplicando-lhe ainda um pontapé quando este já estava no chão, ao que tudo indica inconsciente. Os dois agressores não puderam deixar o local porque, nesse momento, surgiu um agente da PSP, de arma em punho que gritou: “Deita! Deita!”.
Um dos responsáveis tinha agredido polícia horas antes
O vídeo termina nesse momento mas, de acordo com o Jornal de Notícias, os dois agressores acabaram por acatar as ordens do agente, que entretanto recebeu reforços. Ambos os agressores foram identificados, tendo a polícia verificado que um deles já tinha antecedentes criminais… ocorridos no próprio dia, horas antes. Por volta das 7h30 horas, segundo a PSP, um dos homens tinha sido detido por agressões a um agente da autoridade, tendo sido, entretanto, colocado em liberdade.
Ainda de acordo com a polícia, o homem agredido foi encaminhado para o hospital, tendo recebido também apoio de uma equipa de assistentes sociais. Terá tido alta por volta das 17 horas. A PSP aguarda os resultados dos exames hospitalares para aferir se a agressão se tratou de uma ofensa à integridade física simples ou se, em virtude de eventuais sequelas, poderá constituir uma situação mais gravosa, não sendo de descartar o crime de tentativa de homicídio. Confirmando-se que se tratou de uma ofensa à integridade física simples, o crime é semi-público. Por esse motivo, o procedimento criminal depende da apresentação de queixa – algo que, segundo o mesmo jornal –, a vítima não mostrou intenções de fazer.
Siga a Impala no Instagram