Homem apanhado com droga, que afinal era açúcar, fica em prisão preventiva
Português apanhado com 39 gramas de droga, que afinal era açúcar, está detido desde maio de 2022.
![Homem apanhado com droga, que afinal era açúcar, fica em prisão preventiva](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/866442/8670201-9999x9999-lt.jpg)
Parece uma história saída de um qualquer filme de Hollywood, mas é a mais pura das realidades. Sendo que o protagonista é português e dá pelo nome de Manuel Lourenço Gomes, de 46 anos. Este homem, conta o Jornal de Notícias, está preso desde maio de 2022. A detenção aconteceu depois de a GNR ter apanhado o homem com 39 gramas de cocaína no carro. Sendo que, exames laboratoriais permitiram concluir que a droga não passava de açúcar.
Leia depois
Conheça a cidade zombie onde uma nova droga deixa as pessoas com feridas abertas e sem andar
Existe uma nova droga que se está a destacar num local que já é visto como cidade zombie. Consumidores ficam com feridas abertas e sem conseguir andar (… continue a ler aqui)
Refere a publicação que Manuel tinha o açúcar no porta-luvas da viatura quando foi apanhado pelas autoridades. A justificação para o açúcar prendia-se com o facto de ser diabético. A operação aconteceu em Verín, perto de Ourense, Espanha, e as autoridades ficaram com a substância, acreditando tratar-se de cocaína. Até porque, um teste rápido realizado numa farmácia levou o pó a reagir positivamente. Algo que deu ainda mais força à teoria das autoridades. Alguns meses depois, um laboratório assegurou que a suposta droga não era mais do que açúcar. Ainda assim, salienta o jornal, o Ministério Público opta por manter o homem em prisão preventiva.
Substância irrelevante para o caso
Neste momento, tudo parece ser ainda mais caricato. Só que existe uma explicação para a decisão de manter o homem atrás das grades. Acreditam as autoridades que Manuel faz parte de uma rede de tráfico transmontana. Até porque, escreve o JN, estava a caminho de Portugal para se encontrar com um amigo investigado por tráfico de droga em Trás-os-Montes. Explicam as autoridades que a apreensão da droga, que não o era, passou a ser irrelevante para o caso. Agora, o detido é suspeito de fazer parte de uma rede de tráfico transmontana. Desde o primeiro interrogatório judicial que Manuel está detido na prisão de Bragança.
Texto: Bruno Seruca
Siga a Impala no Instagram