Homem que recebeu coração de porco morreu de insuficiência cardíaca

Já se conhece a causa de morte de David Bennett, o primeiro homem a receber um coração de porco transplantado. Resultado dá esperança aos médicos.

David Bennett, o primeiro homem a receber um coração de porco transplantado morreu de insuficiência cardíaca devido a vários fatores, não à rejeição de órgãos, o que levou os médicos envolvidos no ensaio a afirmar que, ainda assim, foi um sucesso. O homem, de 57 anos, recebeu o coração geneticamente modificado em 7 de janeiro, após a Administração de Alimentos e Medicamentos ter dado autorização de emergência na véspera de Ano Novo. Antes do transplante, Bennett estava em fase terminal de insuficiência cardíaca e não era elegível para um transplante de coração tradicional.

“As nossas descobertas sobre a autópsia não mostraram provas de rejeição”, disse, citado pela NBC, o Dr. Bartley Griffith, professor de transplantes na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland. “Em vez disso, assistimos a um engrossamento e posterior endurecimento do músculo cardíaco que levou à insuficiência cardíaca diastólica, o que significa que o músculo cardíaco não foi capaz de relaxar e encher o coração de sangue como deveria ser”. David Bennett, de 57 anos, morreu dois meses após a cirurgia.

Porco de um ano e cem quilos

A cirurgia foi feita na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, nos primeiros dias de janeiro. Esta foi a primeira vez que um porco geneticamente modificado foi usado como doador de órgãos. O processo experimental, que durou nove horas, substituiu o coração do homem pelo de um porco de um ano e cem quilos criado especificamente para este fim.

Homem que recebeu coração de porco esfaqueou jovem de 22 anos
David Bennett, que recebeu um transplante do coração de um porco geneticamente modificado, esfaqueou um homem em 1988, deixando-o numa cadeira de rodas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS