Imigrante ilegal salva criança que ia cair do quarto andar e é herói nacional [vídeo]
Um jovem maliano trepou quatro andares de um prédio em poucos segundos e salvou uma criança que podia ter caído.
Um jovem maliano que se encontra ilegal em França tornou-se um ‘herói’ ao salvar a vida de uma criança foi recebido esta segunda-feira nos Campos Eliseus pelo Presidente francês, confirma a agência de notícias France-Presse.
O seu ato espontâneo, que foi filmado em vídeo e que teve milhões de visualizações, gerou uma onda de apelos com vista à sua regularização. Veja o vídeo daquele que já conhecido como o «Spider-Man» (Homem aranha) de Paris.
Mamoudou Gassama, originário do Mali, salvou a criança ficou pendurada na sacada de um apartamento em Paris. Os familiares da criança de quatro anos não estariam em casa. A mãe da criança não se encontrava em Paris no momento dos acontecimentos, mas o pai foi detido por ter deixado o filho sem supervisão.
A criança foi entregue temporariamente a uma estrutura de acolhimento
O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, escreveu no domingo, na rede social Twitter: “este ato de uma imensa bravura, fiel aos valores de solidariedade da nossa República, deve abrir-lhe as portas na nossa comunidade nacional”.
Mamoudou Gassama a eu un comportement héroïque en sauvant à #Paris la vie d’un enfant sans penser à la sienne. Cet acte d’une immense bravoure, fidèle aux valeurs de solidarité de notre république, doit lui ouvrir les portes de notre communauté nationale. #MamoudouGassama https://t.co/SdGIQZhRiP
— Benjamin Griveaux (@BGriveaux) 27 de maio de 2018
A SOS Racisme sublinhou num comunicado distribuído no domingo, por sua vez, que “Mamoudou Gassama lembra-nos que as pessoas em situação irregular são seres humanos, com (…) imensa coragem, da qual fazem prova durante a perigosa viajem com destino à Europa”.
“Uma coragem que continuam frequentemente a manifestar aqui [França]”, realçou a organização, antes de solicitar “ao ministro do Interior para regularizar a situação do senhor Gassama”.
Descoberto pelos ‘media’ 24 horas depois do seu gesto, Mamoudou Gassama, de 22 anos, contou o episódio: “Vi muita gente prestes a chorar e ouvi as sirenes das viaturas. (…) Tive medo quando salvei a criança, mais tarde comecei a tremer, não conseguia suster-me nos meus pés e tive que me sentar”.
“Obrigado Deus, eu salvei-a”, exclamou o maliano que, segundo os canais Sky News e BBC vai receber cidadania francesa. O Presidente da França, Emmanuel Macon, revelou ainda que Mamoudou Gassama vai receber uma medalha pela coragem neste acto heróico e vai trabalhar nos bombeiros.
LEIA MAIS: Cláudio, de 26 anos, encontrou no pai o dador de medula óssea e a cura para a leucemia
Siga a Impala no Instagram