Inovação social é uma das prioridades da Europa
A comissária europeia para o Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen, garantiu em Lisboa que a inovação social é uma das prioridades para os fundos europeus, representando 10%, e disse que assim continuará no futuro.
![Inovação social é uma das prioridades da Europa](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/133402/22990392-9999x9999-lt.jpg)
A comissária europeia para o Emprego e Assuntos Sociais, Marianne Thyssen, garantiu hoje em Lisboa que a inovação social é uma das prioridades para os fundos europeus, representando 10%, e disse que assim continuará no futuro.
Marianne Thyssen, Comissária Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, falava hoje em Lisboa no encerramento de uma conferência europeia de dois dias sobre “Novas perspetivas para a inovação social”.
Começando por elogiar Portugal por ser dos países mais ativos da Europa na inovação social, a comissária disse que é a inovação social que vai transformar a Europa e vaticinou uma “proteção social moderna” para todos os cidadãos, com o apoio do Parlamento Europeu e dos países membros.
“Os recursos para programas de inovação social triplicaram”, disse a comissária no final da conferência, na Fundação Gulbenkian, onde também o comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, o português Carlos Moedas, subiu ao palco para agradecer aos que participaram e apresentaram projetos nos dois dias de conferência.
Silva Peneda, antigo ministro e consultor de Carlos Moedas, falou também da inovação social como um instrumento novo, uma expressão moderna de fazer política social que pode ajudar a projetar a Europa no mundo.
E sugeriu a criação de uma plataforma de interação para “discutir amplamente” as questões de inovação social, fazendo referência também à sugestão saída da conferência de fazer a partir dela uma “declaração de Lisboa”.
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, falou da atualidade e complexidade da inovação social e salientou que “os progressos só são verdadeiros progressos quando acompanhados de formas de inovação social”.
“Há sempre uma dimensão social associada a qualquer salto tecnológico”, disse Vieira da Silva, que falou também dos obstáculos à inovação social, como a resistência à mudança, o défice de qualificação e a burocracia. “Quantos projetos inovadores não terminaram devido às exigências de uma burocracia crescente?”, questionou.
Veja outras notícias em destaque:
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/22101311-750x501-1-300x200.jpg)
![Pai de João Ricardo abandona velório após discussão e troca de insultos](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/joao-ricardo-pai-do-ator-abandona-velorio-revoltado-parecem-varinas-300x187.jpg)
![Veja as primeiras imagens do funeral de João Ricardo](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/joao-ricardo-as-primeiras-imagens-do-funeral-do-ator-300x187.jpg)
![A transformação incrível de uma mulher que chegou a pesar 300 kg e já perdeu metade do peso](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/01destaque-9-300x200.jpg)
![Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/09/moeda_8-750x501-300x200.jpg)
![Consultório Maria: «Esqueci-me de tirar o tampão»](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/maria-300x175.jpg)
![Diana: A deputada que aquece as redes sociais](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/diana-300x199.jpg)
Siga a Impala no Instagram