IPO do Porto recebe técnica revolucionária para tratar o cancro
O Instituto Português de Oncologia [IPO] do Porto recebe tratamento inovador para tratar o cancro. Os primeiros doentes devem começar a ser escolhidos em março.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto prepara-se para receber tratamento revolucionário para o cancro do sangue. Consiste em utilizar células CAR-T, uma nova técnica de combate a diferentes tipos de cancro do sangue.
Segundo noticia o Jornal de Notícias, o IPO do Porto já foi reconhecido pela farmacêutica Gilead, que descobriu este tratamento. Este é uma técnica que pode custar até 400 mil euros à unidade.
Os primeiros doentes devem começar a ser escolhidos em março, avança a mesma publicação.
A presidente do IPO do Porto diz, ao JN, que a terapia CAR-T «é o pináculo das terapias personalizadas». Esta técnica, que consiste na injeção de células manipuladas de forma a conseguirem detetar e matar células cancerígenas, foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos em agosto de 2018.
Morrem 42 mil pessoas com cancro por ano em Portugal
As estimativas constam do relatório anual da OCDE sobre saúde que revela que, em 2015, morreram na União Europeia mais de 1,3 milhões de pessoas de doença oncológica, sendo a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.
Siga a Impala no Instagram