Lavar roupa a menos de 60ºC pode trazer riscos para a saúde
A bactéria «Klebsiella oxytoca» foi transmitida a vários recém-nascidos internados num hospital pediátrico, na Alemanha
Um estudo feito por um grupo de investigadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, revela que a bactéria «Klebsiella oxytoca» foi transmitida a vários recém-nascidos internados num hospital pediátrico. Em causa, estava a roupa dos bebés que terá sido lavada a uma temperatura inferior a 60 graus Celsius.
LEIA DEPOIS
Falta de ambulâncias leva INEM a fazer acordos com os bombeiros
Fonte de transmissão era máquina de lavar roupa do hospital
A unidade hospitalar apercebeu-se que a fonte de transmissão era uma máquina de lavar roupa do hospital que foi entretanto retirada. Desde então, a transmissão da bactérias parou. Não se sabe, porém, como é que o aparelho ficou contaminado, mas este não respeitava as normas dos hospitais que prevêem a utilização de máquinas especiais e que possam lavar a altas temperaturas.
Os investigadores referem em declarações à ABC que as lavagens a temperaturas inferiores a 60 graus é menos letal para as bactérias que podem ficar alojadas nas máquinas. Os especialistas alertam sobretudo os doentes com feridas abertas, lesões cutâneas ou infeções para usarem desinfectantes e programas que impliquem altas temperaturas para prevenir a transmissão de bactérias.
A bactérias detetada nos bebés na Alemanha pode provocar pneumonias, infeções urinárias, gastroenterites, meningites e espondilite.
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram