Maëlle morre de choque tóxico provocado por um tampão. Tinha 17 anos
Uma jovem belga morreu recentemente vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. Maëlle foi várias vezes ao hospital, mas os sintomas, semelhantes aos de uma gastroenterite, foram desvalorizados.
Maëlle, de 17 anos, deslocou-se várias vezes ao hospital, mas os sintomas semelhantes aos de uma gastroenterite foram desvalorizados. Só à terceira vez os médicos lhe diagnosticaram um choque tóxico provocado por um tampão. No entanto, nessa altura, já foi tarde demais para salvar a vida da jovem belga. Maëlle começou a sentir-se mal a 6 de janeiro, depois de regressar do ginásio. Horas mais tarde, devido ao agravamento do quadro clínico (com náuseas, febre e vómitos) resolveu ir ao hospital. Aceitou o diagnóstico de uma gastroenterite e regressou a casa, mas a falta de força, associada a uma perda de visão e à tensão baixa, levou-a novamente a procurar ajuda médica. Desta vez, foi de ambulância e acompanhada pela família. Voltaram a repetir-lhe a mesma palavra: gastroenterite.
LEIA DEPOIS
Doente renal dá a volta ao mundo com a família: «Somos melhores pessoas agora»
«Ela era obcecada por esta doença»
Principais sintomas da doença
De acordo com o jornal El Mundo, várias marcas de tampões alertam para a possibilidade de choque tóxico provocado por dois tipos de bactérias: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, normalmente encontradas na pele, na vagina, nas axilas e nas fossas nasais. Estima-se que um terço da população tenha esta bactéria, mas na maior parte dos casos esta não representa qualquer risco para a saúde.
Entre os principais sintomas, destaca-se febre alta, vómitos, diarreia, tonturas, dores musculares e de garganta e irritações cutâneas idênticas às de uma queimadura provocada pela exposição solar, especialmente nas palmas das mãos e na planta dos pés.
A modelo Lauren Wasser foi outra jovem que, em 2012, sofreu um choque tóxico devido ao uso de um tampão. Lauren teve de aprender a viver sem parte da perna direita, devido a uma gangrena, e mais tarde foi necessário amputar a perna esquerda.
Ver esta publicação no Instagram
Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Reprodução Instagram e Facebook
LEIA MAIS
Montepio | Banco diz que buscas que estão relacionadas com clientes
Menino morre após vírus da gripe se espalhar para o coração
Siga a Impala no Instagram