Treinador Manuel Machado em risco de vida após lipoaspiração recebe indemnização milionária
O treinador de futebol Manuel Machado esteve internado seis semanas em risco de vida na sequência de uma lipoaspiração mal feita. Agora, Tribunal decreta indemnização milionária por erro médico.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aumentou a indemnização a pagar a o treinador Manuel Machado pelas sequelas de uma lipoaspiração realizada em 2009. O acórdão confirma existência de erro médico e calcula danos patrimoniais futuros em 60 mil euros, valor 20 mil superior ao que anteriormente tinha sido estipulado. A estes 60 mil, soma-se a quantia por danos patrimoniais de 46 mil euros. Machado irá desta forma ser indemnizado em 106 mil euros, mais juros.
LEIA DEPOIS
Fãs surpreendem Cristiano Ronaldo e Georgina em alto mar [vídeo]
Manuel Machado sentia fortes dores, que o médico considerava «normais»
Em dezembro de 2019, o tribunal da Relação do Porto já tinha condenado um médico e uma companhia de seguros a indemnizar o treinador em cerca de 86 mil euros. Machado pedia inicialmente 285 mil e recorreu. Em 21 de maio, o Supremo elevou a indemnização em 20 mil euros.
Em 23 de novembro de 2009, o na altura treinador do Nacional da Madeira foi submetido a uma lipoaspiração abdominal e torácica numa clínica do Porto. Teve alta no dia seguinte e já em casa começou a sentir fortes dores. O médico que o operou visitou-o e considerou estar «tudo bem», apesar das dores, que eram «normais». Na madrugada seguinte, Manuel Machado deslocou-se às urgências de uma clínica privada e, nesse mesmo dia, horas mais tarde, regressou ao Funchal.
Coma induzido e perigo iminente de perder a vida
Quatro dias depois de operado, foi hospitalizado e operado de urgência, mantendo-se internado seis semanas em coma induzido e em perigo iminente de perder a vida. Só em 8 de janeiro de 2010 teria alta, depois de diversas cirurgias. Apurou-se que o motivo das complicações era uma «septicemia decorrente de uma ação traumática que perfurou o intestino» durante a lipoaspiração.
Regresso ao ativo em clube novo de Guimarães
O tribunal concluiu ter havido erro médico e lugar a indemnização, calculando 5% de incapacidade e o esforço adicional que o treinador passou a ter de fazer diariamente e o sofrimento por que passou. Para a indemnização contribuiu ainda a amplificação do caso, por ser figura pública, e o receio que adquiriu ao ser atingido por uma bola na zona do abdómen. Manuel Machado irá treinar na próxima época o clube Berço Sport Clube, de Guimarães, emblema fundado há apenas quatro anos e que atua nos escalões inferiores.
LEIA AGORA
Casal apanha homem reformado a violar menina em parque
Siga a Impala no Instagram