Desmantelada rede neonazi italiana com ligações a Mário Machado
Os membros já tinham começado a estreitar relações com outros grupos internacionais, nomeadamente o Nova Ordem Social (NOS), fundado por Mário Machado.
Foi desmantelada esta quinta-feira, 28 de novembro, uma rede neonazi italiana que se preparava para fundar um partido e treinar os seus militantes. Os membros já tinham começado a estreitar relações com outros grupos internacionais, nomeadamente o Nova Ordem Social (NOS), fundado por Mário Machado.
LEIA DEPOIS
Extrema-direita entra pela primeira vez no parlamento português em democracia
Neonazis estiveram em Lisboa numa conferência organizada por Mário Machado
No dia 10 de agosto, Machado organizou uma conferência internacional de extrema-direita, em Lisboa, e contou com a presença de alguns militantes desta rede. Segundo a imprensa italiana, este grupo pretendia tornar-se uma união forte na extrema-direita e, para isso, mantiveram contactos com os Aryan White Machie – C18, uma organização considerada terrorista.
Movimento suspenso por Mário Machado
A NOS foi entretanto suspensa por Mário Machado por não encontrar ninguém com «vontade para o substituir», refere num vídeo publicado no Youtube. «Não faz sentido nenhum o NOS, O PNR e o Chega concorrerem praticamente na mesma área.» Porém, antigos militantes do movimento de Machado acusam-no de ser um «tirano» e de ter «quebrado a coluna vertebral» da NOS.
Já só há apenas 3 países da UE sem deputados da extrema-direita
A eleição de André Ventura, pelo partido Chega, nas legislativas que decorreram este ano, colocaram Portugal na lista dos países da União Europeia (UE) com deputados da extrema-direita na Assembleia da República. Fora desta lista restam apenas a Irlanda, o Luxemburgo e Malta.
Fatores que impulsionaram o crescimento da extrema-direita
A extrema-direita – composta por populistas, nacionalistas, ultraconservadores e até neonazis –, tem vindo a crescer em todo o mundo. A crise económica, migrações e descrença nos políticos tradicionais são algumas das causas apontadas para este crescimento.
Texto: Jéssica dos Santos
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram