Moçambique/Ataques: PR promete “medidas mais contundentes” face à nova vaga de incursões
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, prometeu hoje “medidas mais contundentes” para a nova vaga de ataques em direção ao sul da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
“Estamos a trabalhar em medidas mais contundentes que vão ser tomadas para ultrapassarmos esta situação”, declarou Filipe Nyusi, durante um encontro com estudantes moçambicanos na Argélia, no âmbito de uma visita ao país.
Em causa está uma nova vaga de ataques que obrigou 67.321 pessoas a fugirem das suas terras de origem, incursões justificadas pelo executivo moçambicano como resultado da “movimentação de pequenos grupos de terroristas” que saíram dos seus quartéis (…) em direção ao sul de Cabo Delgado, após um período de relativa estabilidade.
“A situação tinha abrandado bastante e as populações já estavam a voltar às vilas que tinham sido ocupadas anteriormente pelos terroristas e que foram recuperadas. Mas agora, nessas últimas semanas, há uma tendência de grupos pequenos atacarem algumas aldeias com uma tendência de descer para os distritos de sul”, frisou Filipe Nyusi.
Os populares em fuga são sobretudo moradores de Mazeze, Chiúre-Velho, Mahipa, Alaca, Nacoja B e Nacussa, maioritariamente pontos do interior de Chiùre, onde milhares de pessoas estão a abandonar as aldeias percorrendo quilómetros ao longo da estrada Nacional (N1).
A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda e da SADC, libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul de região e na vizinha província de Nampula.
O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.
EAC // MLL
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram