Modelo em cadeira de rodas brilha na Semana de Moda de Nova Iorque

A modelo e deficiente motora Jillian Mercado brilhou na passarela durante a Semana de Moda de Nova Iorque, no último domingo.

A modelo, que representou a marca The Blonds, é uma das poucas do mercado com deficiência física. Nascida em Nova Iorque e filha de uma costureira e de um vendedor de sapatos, Jillian Mercado tem 32 anos e foi diagnosticada com distrofia muscular ainda em criança. Agenciada pela IMG, a mesma de Gisele Bündchen, estreou-se na Moda numa campanha da Diesel, em 2014. Desde então, fotografou para a Olay, a Target e a Nordstorm, além de ter sido capa da Teen Vogue. No Instagram,fez um relato emocionado do desfile. «Este momento foi-lhe trazido por toda as pessoas portadoras de deficiência invisíveis e não ouvidas.»

LEIA DEPOIS
João Almeida
Reportagem WiN: João Almeida e a paralisia do Estado

O discurso da modelo Jillian Mercado sobre «respeito e igualdade»

«Nas inúmeras vezes em que todos gritamos por respeito e por igualdade, ou pelos tempos em que outras pessoas falam por nós, e não connosco. Pois, quando sentimos que simplesmente não pertencíamos a este mundo, porque ninguém pensava que éramos capazes de fazer qualquer coisa, há momentos em que outros falam com todos sobre os nossos problemas ou necessidades, menos sobre nós. Passei por incontáveis batalhas para ter certeza de que este momento seria como imaginei. A determinação ajudou-me a chegar aqui.»

LEIA MAIS
Ex-presidente da Rarissímas exige 147 mil euros à associação

Impala Instagram


RELACIONADOS