Moradora de Oliveira de Azeméis vive aos 109 anos terceira pandemia
Emília é descrita por um familiar como saudável em tempos de Covid-19, depois de já ter resistido à pandemia de gripe espanhola em 1918 e à tuberculose.
Emília Pinho Costa, residente Oliveira de Azeméis celebrou esta terça-feira, 7 de abril, o seu 109.º aniversário, sendo descrita por um familiar como saudável em tempos de Covid-19, depois de já ter resistido à pandemia de gripe espanhola em 1918 e à tuberculose.
Emília, natural de Bustelo, freguesia de São Roque, Aveiro, continua a viver no mesmo município, mas agora em Cucujães, onde aos 13 anos aprendeu lides de costura e bordados e aos 19 já se casava, para, entretanto viúva, hoje contar sete filhos, 14 netos, 20 bisnetos e cinco trinetos.
LEIA DEPOIS
Enfermeiro termina turno e descobre minutos depois que avô morreu de Covid-19
“É uma pessoa muito ternurenta, bem-disposta e, quando está mais lúcida, torna-se um poço sem fundo de histórias porque tem uma memória fenomenal”, conta à Lusa o seu sobrinho Simão Godinho.
Foi num desses momentos de maior clareza mental que Emília quis passar uma mensagem especial à população. Citada pelo sobrinho, declara: “Sobrevivi à gripe espanhola e à tuberculose, tendo perdido o meu pai. Passei pela I e II Guerra Mundial e aqui estou. A graça do Senhor é grande: vamos vencer esta pandemia e ficar bem”.
“Devemos enfrentar esta pandemia com coragem”
No mesmo testemunho, a sénior nota que tinha apenas sete anos durante a pandemia de gripe espanhola, que, de 1918 a 1920, infectou cerca de 500 milhões de pessoas, o que então correspondia a um quarto da população mundial.
Já no contexto da pandemia de covid-19, a aniversariante recorre à sua fé religiosa e recomenda: “Devemos enfrentar esta pandemia com coragem, não sair de casa para nos protegermos e orar pela Humanidade como fez o Papa Francisco, sozinho, na Praça de São Pedro”.
Este ano Simão não poderá festejar o aniversário da tia presencialmente, porque “toda a família está a cumprir o isolamento para ser mais seguro” e se evitar o contágio pelo novo coronavírus, mas chamadas telefónicas “vai haver muitas”, considerando que a sénior ainda ouve bem, apesar de já ter dificuldades de visão.
Mensagem do autarca de Oliveira de Azeméis
“Ela não se importa nada que seja só por telefone porque está sempre preocupada com toda a gente, a dizer-nos para ficarmos em casa, para nos deixarmos estar seguros, para não corrermos riscos que podem ser um problema muito grande para as famílias, os idosos e os doentes”, realça o sobrinho.
Num comunicado sobre o 109.º aniversário de Emília Costa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, realça que essa munícipe centenária integra a faixa etária da população com maior risco de infecção pela covid-19 e, nessa contexto, declara: “A sua longevidade é um sinal de esperança e confiança no futuro”.
Segundo dados da autarquia, o concelho de Oliveira de Azeméis registava segunda-feira à noite 110 casos de infecção pela nova doença entre os seus cerca de 70.000 habitantes, distribuídos por um território de 163 quilómetros quadrados.
LEIA MAIS
Covid-19: Estudo indica que pico de mortes em Portugal foi atingido a 3 de abril
Quem é Ming Chu Hsu, a multimilionária que doou 4,6 milhões em equipamento médico a Portugal
Leia a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram