Morreu chinesa que sobreviveu com 26 cêntimos durante anos

A história de Wu Huayan tornou-se conhecida o ano passado e gerou uma onda de indignação devido aos casos de extrema pobreza que se vivem na China.

Morreu chinesa que sobreviveu com 26 cêntimos durante anos

Wu Huayan morreu esta segunda-feira, 13 de janeiro, após sobreviver durante vários anos com apenas dois renminbis [26 cêntimos] por dias, para ajudar o irmão – que tem problemas de saúde.

LEIA DEPOIS
Gedson no Tottenham. Benfica oficializa empréstimo

O caso da jovem chocou o país em 2019, quando surgiu numa reportagem televisiva com apenas 20 quilos. A BBC avançou, na altura, que a jovem tinha sido admitida no hospital com problemas respiratórios e recorrido aos meios de comunicação locais para conseguir ajuda. Segundo os especialistas, a estudante universitária sofria de problemas no coração e nos rins, devido a uma alimentação deficiente durante vários anos.

«Não quero esperar pela morte por causa da pobreza», disse a jovem à data. Foram várias as doações feitas a partir dessa altura, no entanto o irmão da jovem informou os media que a menina tinha morrido.

Perderam os pais em crianças

Wu Huayan e o irmão perderam os pais em crianças e, após os avós morrerem, foram ajudados por tios, que podiam ajudar apenas com 300 remninbis (cerca de 39 euros) por mês. Grande parte do dinheiro era direcionado para as contas médicas do irmão mais novo, sobrando apenas dois remninbis por dia.

A jovem universitária sobreviver durante cinco anos à base de arroz.

 

Caso gera onda de indignação

A história de Wu Huayan gerou uma onda de indignação na China. A população acusa o Governo de não ajudar os mais pobres. O Presidente Xi Jinping prometeu erradicar a pobreza no país até 2020.

As autoridades estatais emitiram um comunicado a esclarecer que a jovem recebia o subsídio mínimo do Governo – entre 300 a 700 renminbis (de 39 a 90 euros) – mas que os irmãos iam passar a receber um subsídio de emergência de 20 mil renminbis (mais de 2600 euros).

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para esta quarta-feira, 15 de janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS