Morreu Gilberto Benetton, um dos fundadores da marca
Gilberto Benetton morreu na segunda-feira aos 77 anos vítima de doença. A morte foi confirmada esta terça-feira pela família.
O empresário criou, em 1965, juntamente com os irmãos a marca italiana de roupa United Colors Of Benetton. O negócio acabou por alcançar grandes níveis de vendas nos anos 90. Gilberto foi o responsável pela expansão da marca, para além do vestuário, investindo em áreas como a construção e os transportes.
LEIA MAIS: Entrudo é a marca portuguesa que cria sapatos inspirados nos Caretos
A saúde do co-fundador agravou-se este verão na sequência da queda da ponte em Génova, a 15 de Agosto, que vitimou mais de 40 pessoas. Isto porque a manutenção da ponte era feita pela concessionária da família. De acordo com a revista Forbes, Gilberto Benetton deixa uma fortuna avaliada em 2.34 mil milhões de euros.
Benetton em dificuldades financeiras
Nos últimos tempos, a marca tem atravessado períodos instáveis a nível financeiro. Luciano Benetton, um dos irmãos de Gilberto e também co-fundador da marca, regressou à gestão do negócio de família, aos 82 anos. «Em 2008, deixei a empresa com 155 milhões de euros em ativos e agora volto com 81 milhões em passivo», afirma Luciano numa entrevista ao jornal La Repubblica.
LEIA MAIS: Diana Chaves fala sobre a morte de ex-namorado Rodrigo Menezes
Segundo o empresário, a má gestão da marca resultou na sua perda de identidade no mercado. «Enquanto os outros nos imitavam, a United Colors perdeu as suas cores. Falhámos. As lojas que estavam cheias de luz ficaram escuras e sombrias».
Siga a Impala no Instagram