Morreu Pete Frates, o homem que criou o Ice Bucket Challenge
Desde o diagnóstico, em 2012, que Frates se dedicava à consciencialização e à angariação de fundos para a doença. Criou o Ice Bucket Challenge e inspirou 17 milhões de pessoas a despejarem baldes de água fria sobre si.
Pete Frates, de 34 anos, morreu esta segunda-feira, 10 de dezembro, depois de «uma luta heróica» contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa rara que provoca a degeneração dos nervos motores do corpo humano. Desde o diagnóstico, em 2012, que Frates se dedicava à consciencialização e à angariação de fundos para a doença. Criou o Ice Bucket Challenge e inspirou 17 milhões de pessoas a despejarem baldes de água fria sobre si.
LEIA DEPOIS
Ice Bucket Challenge angaria mais de 181 milhões de euros
Pete Frates recebeu o diagnóstico em 2012, quando tinha 27 anos. Imediatamente começou por desafiar familiares e amigos a tomarem banhos de água gelada e a partilharem a experiência nas redes sociais para alertar as pessoas para a doença. Depressa o desafio se tornou viral e permitiu começar a ajudar a associação norte-americana de esclerose lateral amiotrófica ALS Association. A pessoa que fizesse o Ice Bucket Challenge teria de nomear outras três pessoas e quem falhasse tinha de doar cerca de 18 euros à associação. Foram angariados mais de 181 milhões de euros destinados à investigação para a cura da Esclerose Lateral Amiotrófica.
«O Pete faleceu rodeado pela sua família e de forma pacífica»
O anúncio da morte foi feito esta segunda-feira, num comunicado divulgado pelo Boston College, universidade onde Frates era capitão da equipa de baseball. «O Pete faleceu rodeado pela sua família e de forma pacífica aos 34 anos, depois uma batalha heróica contra a ELA», lê-se.
Texto: Jéssica dos Santos
LEIA MAIS
Ataque a Alcochete: Jorge Jesus com «mão cheia de sangue e nariz ensanguentado»
Siga a Impala no Instagram