Mulher descobre cancro de pele através de massagem viral do Tiktok
Helen Bender, de 26 anos, percebeu uma protuberância no pescoço enquanto realizava uma massagem facial que é viral no Tiktok. Após ida ao médico, foi diagnosticada com cancro de pele metastático em estado avançado.
Uma mulher descobre cancro de pele em estado avançado devido a massagem facial no Tiktok. Inspirada por uma tendência daquela rede social, Helen Bender, 26, decidiu comprar um gua sha — massajador facial chinês usado para reduzir a inflamação e estimular a circulação sanguínea no rosto. E enquanto realizava a massagem com o objeto percebeu que tinha uma protuberância no pescoço, por baixo do maxilar.
Leia depois
Manchas são um dos 5 sinais de cancro nos jovens a que deve ter atenção
Tipos de cancro mais comuns entre os jovens são os linfomas e as leucemias (… continue a ler aqui)
Helen conta que não levou o nódulo a sério no início, já que estava há cinco anos em remissão de um cancro de pele e ficava doente com frequência. “Estava sempre engripada, achei que era só um linfonodo inchado. Não dei atenção porque não doía, mas começou a aumentar, então procurei um dermatologista”, diz em entrevista ao South West News Service.
Tinha cerca de 20 tumores espalhados pelo corpo
O médico sugeriu que a jovem fosse ao oncologista. Helen marcou uma série de exames, que indicaram que ela tinha cerca de 20 tumores espalhados pelo corpo, incluindo no pâncreas e pulmões, além de um aglomerado no intestino. Foi diagnosticada com cancro de pele metastático do tipo melanoma em estádio 4.
O médico responsável pelo caso disse-lhe que o quadro era grave, e que a maioria dos pacientes só sobrevive seis semanas depois do diagnóstico. Mas Helen está a contrariar as estatísticas. Começou um tratamento com imunoterapia no mesmo dia que recebeu a notícia, e está a responder bem à terapia desde junho de 2022. A previsão é que continue por mais um ano e meio com o tratamento.
Helen revela que tem uma boa qualidade de vida, mas sofre com inchaços no corpo — alguns duas vezes maiores do que o seu punho. Ainda assim, está otimista e pede para que as pessoas não deixem de ir ao médico ao perceberem qualquer sinal estranho no corpo.
Foto: reprodução
Siga a Impala no Instagram