Namorados de Auschwitz voltam a encontrar-se 72 anos depois [vídeo]

Helen Spitzer e David Wisnia fazem parte do grupo de sobreviventes do campo de concentração.

Namorados de Auschwitz voltam a encontrar-se 72 anos depois [vídeo]

Helen Spitzer e David Wisnia são dois sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, um dos mais duros do regime nazi durante a II Guerra Mundial. Viveram paixão no campo de concentração, mas um dia perderam-se um do outro. Voltaram, agora, a encontrar-se 72 anos depois em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 12 de dezembro

A reportagem do New York Times conta que Helen tinha 25 anos e David tinha 17 quando se apaixonaram e se tornaram namorados em  Auschwitz, mas sabiam que com o fim da guerra, a separação seria inevitável. Por isso, combinaram encontrar-se em Varsóvia, na Polónia. No entanto, o encontro nunca aconteceu. Ele fora resgatado elo exército norte-americano e ela dedicou-se ao trabalho humanitário.

«Eu salvei-te cinco vezes. Eu esperei por ti»

.
David fixou-se nos Estados Unidos e depois de entrar em contacto com outros sobreviventes do Holocausto, percebeu que Helen tinha sobrevivido. O tempo passou e seguiram vidas separadas. Casaram e foram felizes, mas sempre com cada um no pensamento.

Passados 72 anos, voltaram a encontrar-se. Helen já estava doente e David, agora com 93 anos, quando a reencontrou tinha uma pergunta: teria conseguido sobreviver com a ajuda dela? Helen respondeu: «Eu salvei-te cinco vezes. Eu esperei por ti». Helen tina ido até Varsóvia para encontrar-se com David, mas foi ele que não apareceu. Em 2018, com 100 anos, Helen morreu.

Texto: Joana Ferreira

LEIA MAIS
Jorge Jesus. O homem que dividiu o país em dois e que hoje é visto de forma quase unânime

 

Impala Instagram


RELACIONADOS