Proteja-se dos cibercriminosos. Aeroportos no centro das atenções na altura do Natal
Com a aproximação do Natal, os aeroportos ficam cheios. A probabilidade de sofrer um ataque informático é alta e por isso é preciso ter alguns cuidados
Com a aproximação do Natal, muitas pessoas viajam de avião para visitar as suas famílias ou para passar a quadra natalícia fora do país. A segurança presente nos aeroportos não deve limitar-se à inspeção dos passageiros ou ao controlo de acesso. A probabilidade de sofrer um ataque informático é alta e por isso é preciso ter alguns cuidados, muitas vezes desvalorizados.
LEIA DEPOIS
Repórter da TVE tem reação eufórica em direto ao pensar que ganhou a lotaria [vídeo]
A probabilidade de sofrer um ataque informático é «quatro vezes maior do que há três anos»
«O nível de perigo de ataques informáticos é, pelo menos, quatro vezes maior do que era há três anos. A cibersegurança é como o jogo do gato e do rato entre os cibercriminosos e quem se dedica a tentar detê-los», refere Brian Schippers, engenheiro da Sophos, empresa de software e de hardware de segurança.
O risco de sofrer um ataque informático aumentou exponencialmente nos últimos anos devido ao crescente uso dos dispositivos tecnológicos. Quando estiver num aeroporto, tenha isto em atenção:
Postos de carregamento USB
Se se conectam dispositivos ou cabos maliciosos aos postos de carregamento, o smartphone ou tablet ficará vulnerável a possíveis infeções ou ao roubo de dados. Existem dispositivos que podem proteger esta conexão e, na grande maioria dos telemóveis atuais, é também possível configurar o modo de acesso USB para evitar a transferência de dados.
Pontos de acesso a Wi-Fi
As conexões Wi-Fi abertas também representam um risco, não apenas nos aeroportos, mas também em qualquer local público. Os cibercriminosos conseguem emitir, nos seus portáteis, um ponto de acesso Wi-Fi, apresentando um nome de rede ou SSID conhecido, para que os utilizadores mais desprevenidos se conectem e exponham os seus dados.
Perda e roubo de dados
No ano passado, o aeroporto de Bristol sofreu um ataque informático o que levou à desconexão de todos os painéis de informação, provocando atrasos na maioria dos voos.
Outro risco, é o roubo ou a perda de dispositivos móveis. Desta forma, é importante proteger os smartphones com palavras-chave.
Emails fraudulentos
93% dos incidentes de segurança começam com um email fraudulento ou uma mensagem com um link a informar que venceu um passatempo, no qual provavelmente não se lembra de ter participado.
Texto: Jéssica dos Santos
LEIA MAIS
Ljubomir Stanisic revela como «engatou» a mulher após anos de luta
Siga a Impala no Instagram