Nova técnica para adormecer bebés salva mãe de gémeas: «elas acordavam-me 40 vezes»
Jacqui Wolstenholme é mãe de duas meninas gémeas com quatro anos – Jessica e Jasmine – e passou por vários desafios ao longo da maternidade
Jacqui Wolstenholme é mãe de duas meninas gémeas com quatro anos – Jessica e Jasmine – e passou por vários desafios ao longo da maternidade que chegaram a colocar em causa a relação e o trabalho. As bebés tinham dificuldade em adormecer e chegavam a acordar «40 vezes por noite», revela a mãe em declarações à BBC.
LEIA DEPOIS
Condenada a prisão perpétua por matar as duas filhas
«O meu marido estava com problemas em manter o emprego, por pura exaustão»
«Aos três meses, quando muitos bebés começam a dormir mais horas, as coisas foram piorando», conta. «Eu ficava na cama com uma delas, e a outra ficava com Julian (o pai) noutro quarto.» O casal começaram a sofrer de privação de sono. Jacqui queria voltar ao trabalho, ao fim de 12 meses, mas não conseguiu. «O meu marido estava com problemas em manter o emprego, por pura exaustão.»
É feito um diagnóstico inicial ao histórico de saúde do bebé e ao ambiente onde dorme
Com perspetivas pouco animadoras em relação ao futuro, o casal decidiu recorrer a uma especialista do sono. Inicialmente, é feita uma análise ao histórico médico do bebé e ao ambiente onde dorme. No caso das gémeas, foi possível perceber alguns problemas que estão a afetar agora o sono das bebés. «Nos primeiros meses de vida, elas sofreram com doenças crónicas recorrentes e repetidas internações hospitalares», diz a mãe.
É importante seguir uma rotina rigorosa antes de ir dormir
A partir daí, foi estabelecida uma rotina rigorosa. «Uma hora antes de irem dormir, diminuímos as luzes do andar de baixo. A televisão, o rádio e outros dispositivos eletrónicos são desligados. Ocupamos o tempo a desenhar, a brincar, qualquer coisa que envolva a coordenação do olho e da mão», explica Jacqui à mesma publicação. Depois, as gémeas vão tomar banho e vão logo para a cama. «Seguimos exatamente a mesma rotina. Usamos sempre as mesmas palavras para dar as boas noites.»
Projeto já permitiu ajudar inúmeras famílias no Reino Unido
Este é um projeto inovador que tem vindo a ajudar inúmeras famílias no Reino Unido. Estima-se que tem aumentado até 2,4 horas de sono nas crianças por noite. A especialista Heather Elphick refere à BBC que muitos pais não procuram ajuda, porque «acham que estão a pôr em causa as suas competências parentais». Segundo o Serviço Nacional de Sáude inglês, este projeto fez com que as crianças ganhassem, em média, 2 horas e 24 minutos extra de sono.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 7 de agosto
Valentina Sampaio: a infância, o apoio da família e a entrada no mundo da moda
Siga a Impala no Instagram