Número de mortos sobe para 602 no Norte da Síria

O número de mortos nos combates na Síria subiu para 602, incluindo 104 civis, resultado da ofensiva liderada por uma coligação de grupos rebeldes islâmicos.

Número de mortos sobe para 602 no Norte da Síria

Damasco, 03 dez 2024 (Lusa) — O número de mortos nos combates na Síria subiu para 602, incluindo 104 civis, resultado da ofensiva liderada por uma coligação de grupos rebeldes islâmicos, informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Entre os mortos contam-se também 299 combatentes do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e de grupos armados aliados e 199 soldados e combatentes pró-governamentais, acrescentou a ONG sediada no Reino Unido com uma rede de fontes na Síria.

A guerra civil na Síria está de novo no centro das atenções, depois de uma nova coligação rebelde ter lançado um ataque de surpresa, invadindo a segunda maior cidade do país, Alepo.

A ofensiva, segundo reportam a estação televisiva norte-americana CNN e o diário The Independent, é a primeira em que as forças da oposição conquistam território em Alepo desde 2016, quebrando o impasse de uma guerra que, formalmente, nunca terminou.

O reacendimento do conflito, que teve início em 2011, já matou mais de 300.000 pessoas e fez sair do país quase seis milhões de refugiados, tem também amplas ramificações na região.

TAB // ANC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS