Mulher de 72 anos operada duas vezes ao mesmo olho por engano
Idosa foi operada duas vezes ao mesmo olho devido a uma troca de pacientes.
Idosa, de 72 anos, foi operada duas vezes ao mesmo olho devido a uma troca de pacientes, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, avança o Correio da Manhã.
LEIA DEPOIS
Duas lojas de portugueses alvo de roubo em Joanesburgo
A falha ocorreu em novembro de 2018 e levou a que a filha apresentasse uma reclamação junto da ERS – Entidade Reguladora da Saúde. «Os procedimentos de verificação de segurança cirúrgica não foram corretamente seguidos», concluiu a entidade pública, acrescentando que «constituí uma grave falha e uma incontornável quebra no nível da prestação de cuidados».
Idosa deu entrada no bloco operatório errado
A paciente, que foi encaminhada para o hospital da Cruz Vermelha pelo Centro Hospitalar de Setúbal, tinha como suposto fazer a cirurgia de facoemulsificação do Cristalino com Implantação de Lente Intraocular. No entanto, a idosa deu entrada, por lapso, na sala operatória no lugar de um outra doente.
Na operação foi colocada a lente destinada à outra paciente. Pouco tempo depois do procedimento, a equipa médica apercebe-se do erro ao receber uma chamada da doente, que deveria ter sido operada, a informar do atraso. Meia hora depois realizou-se a nova cirurgia.
O hospital comunicou ao CM que «lamenta profundamente a situação» e assegura que «as medidas apontadas pela ERS estão a ser aplicadas».
Siga a Impala no Instagram