Ortopedista do Hospital de Penafiel acusado de violar pacientes em consultas

Ortopedista do Hospital de Penafiel dizia às vítimas que o envolvimento sexual permitia efetuar um melhor diagnóstico.

Ortopedista do Hospital de Penafiel acusado de violar pacientes em consultas

Um médico ortopedista do Hospital de Penafiel, de 60 anos, foi detido devido à suspeição de violar e coagir pacientes a práticas sexuais durante as consultas. A informação foi dada a conhecer pela Polícia Judiciária. Mais especificamente através de um comunicado partilhado pela Diretoria do Norte. É salientado que os crimes iniciaram-se em 2022 na referida unidade hospitalar. O agressor sexual referia às vítimas que o envolvimento sexual era uma das formas de realizar um melhor diagnóstico.

Leia depois
Médica arranca cabeça de bebé durante parto

“As vítimas, embora constrangidas, submetiam-se às referidas práticas, dada a situação de dependência em que se encontravam. Bem como pela ignorância face aos alegados atos médicos em curso”, salienta a Polícia Judiciária no comunicado. De acordo com um jornal diário, duas mulheres, com idades entre os 40 e 50 anos, já foram ouvidas pelas autoridades. As pacientes denunciaram avanços sexuais do médico durante as consultas. Foram mesmo salientados toques em zonas íntimas.

“As vítimas, embora constrangidas, submetiam-se às referidas práticas, dada a situação de dependência em que se encontravam”

O agressor, que não tem antecedentes criminais, já foi presente ao primeiro interrogatório. As medidas de coação aplicadas passam pela “suspensão de funções em qualquer estabelecimento de saúde público ou privado. E proibição de contactos com as vítimas e testemunhas do inquérito”, termina o documento. O Hospital de Penafiel recusa comentar o caso e as autoridades estão à procura de mais vítimas.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS